Consumidores de Mato Grosso do Sul podem começar a usar serviço online do Procon (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor), instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) para realizarem reclamações. O mesmo sistema, o E-Procon, já disponibiliza acompanhamento de processos e notificações.
Intuitiva, a ferramenta traz melhorias na experiência de registro de uma reclamação e possibilita anexar arquivos de texto, fotos, áudio e vídeo ao processo que tramitará na esfera administrativa. Há projeções de que o tempo de tratamento e resposta sejam reduzido com o seu uso.
O secretário-executivo do Procon/MS, Antonio José Angelo Motti, destaca que “buscamos aperfeiçoar nossos atendimentos pautados pela eficiência, transparência e acessibilidade aos serviços de mediação das relações de consumo. Isso vale tanto para o consumidor, quanto para o fornecedor”, comenta.
Na página de reclamação online, o usuário precisa primeiro se cadastrar, e dizer se é residente em Mato Grosso do Sul, uma vez que o atendimento considera seu local de domicílio.
Na sequência, há necessidade de informar o CPF, preencher cadastro com dados pessoais, endereço, e-mail, telefone e criar uma senha pessoal. Após esses passos, é possível acessar o sistema para registrar sua reclamação.
Todas as queixas registradas na nova ferramenta apresentam número de protocolo de atendimento para posterior acompanhamento da demanda.
O acesso ao formulário pode ser feito pelo site do Procon/MS por meio do banner “Registre sua Reclamação” ou aqui.