Menu
Terça, 02 de julho de 2024

Fevereiro roxo é alerta para três doenças

Alzheimer, fibromialgia e lúpus

01 de fev 2021 - 16h:07 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

Criado em 2014, em Uberlândia, Minas Gerais, o fevereiro roxo é para conscientizar as doença de alzheimer, lúpus e fibromialgia.

Alguns dos sintomas são:

Fibromialgia – dores difusas (no corpo todo), fadiga, mal-estar, cansaço, distúrbios no sono, mudanças de humor, formigamento ou sensação de frios nas mãos e nos pés.

Lúpus – dores articulares, manchas na pele, fadiga, febre, mal-estar, perda de apetite. Também é comum ansiedade, depressão, dor de cabeça, falta de ar, irritação na pele do rosto, perda de peso, queda de cabelo, entre outros sintomas.

Alzheimer – falta de coerência na fala, perda da memória recente, além de características depressivas, de agitação e de agressividade, ou até mesmo delírios e alucinações.

O lema da iniciativa é “Se não houver cura que, no mínimo, haja conforto”. Ou seja, apesar de uma doença ser incurável, não significa que o portador não possa ter qualidade de vida.  

Por isso, a campanha, apoiada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, tem como foco compartilhar informações, como as referentes a sintomas e tratamentos disponíveis, e mostrar que o diagnóstico precoce é a melhor forma.  

É importante destacar que quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de resposta positiva ao tratamento dos sintomas associados às doenças, podendo até mesmo retardá-los.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias