Menu
Sexta, 22 de novembro de 2024

Frango, ovo e porco irão ficar mais caros nos próximos meses

A carne bovina vem aumentando desde 2020

01 de jun 2021 - 09h:10 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

De acordo da Associação Brasileira de Proteína Animal, nos próximos meses o frango, o ovo e o porco podem ficar mais caro, além da carne bovina que vem aumentando desde o ano passado. 

Esse aumento se dá por conta dos altos custos de produção desse setor.  

Na prévia da inflação de maio, o frango inteiro subiu 14% nos últimos 12 meses, enquanto os pedaços tiveram alta de 13,5%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O preço do ovo avançou 7% e dentre as carnes de porco, a linguiça disparou 30% e até mesmo a salsicha ficou 12% mais cara.

No estado de São Paulo, por exemplo, as pessoas estão pagando, em média, R$ 13 pelo quilo da salsicha. Há um ano, o consumidor desembolsava cerca de R$ 10 pelo quilo. 

A principal queixa dos frigoríficos é com relação à escalada dos preços do milho e da soja no mercado internacional, pois com isso a ração dos animais tem ficado mais cara, além dos custos com o diesel e as embalagens.

O Índice de Custos de Produção (ICP), calculado pela Embrapa Suínos e Aves, mostra que produzir frango em abril estava 39,79% mais caro do que o mesmo mês de 2020. Já para suínos, essa alta foi de 44,5%.

A Embrapa diz que não faz esse levantamento para ovos, mas afirma que boa parte do setor nacional está no negativo.

Os frigoríficos pediram uma série de medidas ao governo para enfrentar a situação, como incentivos e redução de custos para importar milho e soja, mesmo o Brasil sendo um grande produtor desses grãos.  


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias