Por volta das 12:30h, de segunda-feira (31), ao realizar diligências na linha internacional, na divisa de Ponta Porã com a cidade paraguaia de Pedro Juan Cabalero, policiais da DEFRON visualizaram dois indivíduos que transitavam em uma motocicleta sem placas, estando o passageiro com uma mochila nas costas.
Ao determinar ordem de parada a esses indivíduos eles passaram a empreender fuga, iniciando-se uma perseguição. Em certo momento o passageiro pulou da motocicleta, e passou a empreender fuga rumo ao território paraguaio, sendo interceptado.
Ao ser vistoriada a mochila que esse indivíduo trazia consigo foi identificado um fuzil calibre 5.56, marca Colt, de uso restrito, dentro dela. Questionado, ele disse que receberia R$ 200,00 para transportar o fuzil do bairro Residencial 1, em Ponta Porã, até o distrito de Sanga Puitã. Sobre a pessoa que pilotava a motocicleta, o preso sustentou não conhecê-lo. Ele foi preso em flagrante pela prática de posse ilegal de arma de fogo.
Em continuidade às ações em Ponta Porã, ainda na segunda-feira, por volta das 14:00h, equipe da DEFRON ao apurar denúncia de que em um imóvel desocupado, cujo proprietário foi vítima de homicídio no ano passado, estaria ocorrendo uma negociação referente à aquisição de armas de fogo, foi ao local, momento em que três indivíduos empreenderam fuga, fugindo pelos fundos do imóvel.
Inspecionado o local, os policiais encontraram outro fuzil Colt, calibre 5.56, envolto em um plástico.
Também, foram identificados indícios de que o imóvel está sendo utilizado como entreposto para o armazenamento de drogas.