O uso de energia solar no setor de saneamento já é uma realidade no Brasil, seja na operação e no tratamento de esgoto, ou para o abastecimento de água. A fonte natural apresenta ótimos resultados, é econômica e ecologicamente correta.
A Sanesul tem buscado alternativas para diminuir seus custos operacionais e apostou na utilização de energia renovável. Todo o Complexo Maria Cecília Barbosa, onde estão localizados o departamento comercial, laboratório de hidrômetros, almoxarifado, laboratório e manutenção da Sanesul, já utiliza as placas fotovoltaicas para gerar sua própria energia.
Elas foram instaladas em 2020 e os resultados são excelentes. A Sanesul está apenas começando a utilizar este modelo e já há interesse de futuramente expandir para outras unidades.
No Complexo Maria Cecília Barbosa, na capital, o projeto é robusto. Foram instaladas 153 placas totalizando 58,14 kWp (quilo-watt-pico), capazes de atender todo o consumo do local.
A produção de energia deverá ultrapassar 82.000 kWh (quilo-watt-hora) por ano, o que equivale a uma economia na ordem de R$ 70 mil reais anualmente.
Empresas de saneamento demandam muita energia elétrica para operar. A Sanesul busca aprimorar sua eficiência energética em todo o processo, do atendimento ao tratamento, reduzindo custos operacionais e preservando o meio ambiente.
Esta é mais uma ação estratégica que a Companhia de Saneamento de MS colocou em prática.
De olho no futuro das energias renováveis e no baixo impacto ambiental, a Sanesul está mais moderna, eficiente e ecológica.
widget de mídia