Menu
Sexta, 18 de abril de 2025

Nos EUA cientistas criam supenzima capaz de destruir plásticos PETs

O mecanismo pode ser utilizado para a reciclagem também

01 de out 2020 - 11h:10 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

Uma equipe de cientistas dos Estados Unidos conseguiu criar uma "superenzima" capaz de destruir materiais plásticos rapidamente. O mecanismo pode ser usado, entre outras funções, para a reciclagem de produtos à base do politereftalato de etileno. Conhecido como PET, ele é largamente utilizado na produção de garrafas, carpetes e roupas, segundo a rede americana CNN. O feito foi publicado no periódico científico Procedimentos da Academia Nacional de Ciência dos EUA.

O material foi criado a partir da combinação de uma enzima já existente, batizada de PETase, com uma segunda substância chamada MHETase para catalisar o processo. Os trabalhos foram liderados pelo Centro de Inovação em Enzimas da Universidade de Portsmouth (EUA).  

A expectativa, agora, é que ela ajude a reduzir os volumes do plástico PET, que demora centenas de anos para se degradar.

O líder do estudo e diretor do centro, John McGeehan, disse à CNN que é a primeira vez que a técnica, muito utilizada na indústria de biocombustíveis, é usada na quebra de plásticos. Outras enzimas voltadas para plásticos PETs são testadas ao redor do mundo e há outras tecnologias, como o uso de vermes e larvas que destroem o material.

A conclusão dos pesquisadores acende um alerta. Segundo eles, se nenhuma ação for tomada, a quantidade de plástico que entra no mar a cada ano aumentará de 11 milhões para 29 milhões de toneladas, deixando acumulados 600 milhões de toneladas de resíduos no oceano até 2040.  


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias