Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

Vacina tríplice viral pode ajudar no combate a covid-19

A vacina pode oferecer uma imunidade temporária

01 de out 2020 - 11h:34 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

Resultados preliminares de uma pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresentados nesta quarta-feira (30) indicam que a vacina tríplice viral pode oferecer uma proteção temporária contra a Covid-19. A pesquisa, que começou há 45 dias e será concluída em dezembro, avaliou 400 profissionais de saúde voluntários na primeira fase. Os pesquisadores observaram que, entre os que testaram positivo para o Sars-CoV-2, 83% permaneceram assintomáticos.

Os próprios pesquisadores reconhecem que ainda há um percurso até a conclusão dos trabalhos para comprovar ou não se a tríplice viral oferece alguma proteção contra o novo coronavírus. A aposta na tese da vacina, conhecida há mais de meio século, se baseia na premissa de que a fórmula protege contra outras infecções para além do sarampo, caxumba e rubéola, o que já foi comprovado por estudos no passado.

A chave está nos imunizantes com base em micro-organismos atenuados, que ativam uma resposta celular e humoral usualmente mais forte. A ideia é, portanto, confirmar se o mesmo pode ocorrer com a Covid-19.

Em entrevista ao GLOBO, o professor de Medicina da UFSC e coordenador e pesquisador dos ensaios clínicos com a tríplice viral, Edison Natal Fedrizzi, estimou que a proteção pode durar de 8 a 12 meses e servir como uma imunidade parcial até uma vacina contra a Covid-19 chegue ao mercado, caso a fórmula de fato reduza a carga viral e atenue as chances de agravamento da doença.

Fedrizzi enfatizou que a alternativa da velha conhecida do Programa Nacional de Imunização brasileiro não substituirá um eventual imunizante contra o Sars-CoV-2 comprovadamente eficaz e seguro.  


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias