Meses após as devastadoras enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, muitas famílias ainda lutam para reconstruir suas vidas. Entre elas, Ivan Kramer, que, após perder sua casa em Canoas, decidiu se mudar para Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Agora, ele refaz sua trajetória, escrevendo um livro que traz mensagens de fé e esperança, com lançamento marcado para outubro.
Ivan, que atuava como capelão em uma capela ecumênica de um cemitério e crematório particular em Canoas, foi surpreendido pela notícia da tragédia enquanto visitava sua mãe em Campo Grande. “Acabamos perdendo tudo lá em Canoas e decidimos ficar por aqui mesmo”, recorda ele, ressaltando a dor da perda e a necessidade de recomeçar.
Como capelão, Ivan prestava atendimento a famílias em luto e era responsável por despedidas fúnebres, enterros e cremações. “Amava o que eu fazia, principalmente no aconselhamento às famílias enlutadas”, conta. Durante seu tempo no seminário, Ivan desenvolveu o hábito de escrever mensagens diárias de esperança e fé, um desejo antigo que agora se concretiza em seu livro.
Intitulado “Fé e Esperança em Dias Melhores”, a obra de Ivan é independente de doutrinas ou crenças e busca atingir aqueles que buscam respostas e aconselhamentos. “Decidi publicar o livro pensando nas pessoas abandonadas, esquecidas, enganadas e, até mesmo, em depressão. Algumas mensagens tiveram inspiração na minha vida no seminário, onde minha fé foi colocada à prova”, explica o autor.
Além do primeiro livro, Ivan já tem planos para um segundo, que será lançado em janeiro e terá como foco o luto e as fases do enfrentamento da perda. “Tento de alguma maneira levar um pouquinho da palavra a quem muitas vezes já não acredita mais ou está em uma situação difícil. De alguma maneira, sempre tento mostrar que há uma saída”, conclui.
Com a experiência adquirida durante seu trabalho como capelão, Ivan espera que suas palavras possam ajudar outras pessoas que, como ele, enfrentam momentos de dor e transição. O lançamento do livro, que ocorrerá no dia 2 de novembro em Campo Grande, marca não apenas um novo capítulo na vida de Ivan, mas também uma oportunidade de compartilhar esperança em meio às adversidades.