
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) ganhou nesta segunda-feira (30) um selo internacional que pode facilitar a certificação de uma vacina contra a Covid-19.
A agência reguladora foi aprovada para participar do Esquema de Cooperação em Inspeção Farmacêutica (PIC/S, na sigla em inglês), iniciativa internacional que reconhece excelência em Boas Práticas de Fabricação (BPF) de medicamentos e insumos farmacêuticos de uso humano. Há outras 53 agências que fazem parte do PIC/S.
Com isso, facilita-se o processo de certificação, em outros países, de uma vacina reconhecida pela ANVISA. Da mesma forma, o Brasil pode se beneficiar, agilizando os procedimentos para se aprovar uma vacina registrada primeira em outro país. Para isso, são necessários acordos de confidencialidade.
A inclusão da ANVISA no grupo também facilita a realização de tratados bilaterais e multilaterais entre agências reguladoras.
Já para a indústria, medicamentos produzidos em países que integram o PIC/S são mais competitivos, porque são supervisionados por uma autoridade sanitária com critérios considerados de primeira qualidade. O processo de exportação também fica mais simples. Assim, aumenta o acesso a outros mercados.
Há outras vantagens derivadas desse selo, segundo a ANVISA. Por exemplo, a redução de inspeções por diferentes autoridades, porque já se presume que o medicamento ou insumo farmacêutico passaram por uma inspeção de excelência. Dessa forma, há economia de tempo e recursos financeiros.