
O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro crescerá 3% em 2021, enquanto o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) aumentará 4,2% no ano que vem, de acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e ainda há preocupações climáticas para as principais safras que podem ajustar a oferta de grãos.
O aumento dos produtos deste ano foi alto por causa do aumento do dólar, em plena pandemia do coronavírus.
"Um PIB de 3% acima de 9% ainda é muita coisa, é um crescimento robusto sobre este ano, os preços não vão ter muito aumento e a produção vai crescer", ressaltou o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, a jornalistas.
A CNA disse que para o próximo ano a expectativa é de equilíbrio na oferta e na demanda da produção.
"Tem a questão climática que vai afetar seriamente a oferta...", disse o especialista, lembrando que o plantio da soja foi atrasado e impactará a segunda safra.
"Certamente vai comprometer a safra de milho do ano que vem (plantada após a soja), a safra de verão do Rio Grande do Sul também foi afetada", afirmou Lucchi.
"Não vamos deixar de ter uma safra recorde, mas poderíamos ter uma safra muito maior, se não fosse à questão climática... Em milho, temos preocupação, a produção vai estar muito ajustada com o consumo", finalizou.