Menu
Terça, 16 de abril de 2024

Homem recebe primeira prótese ocular feita por impressora 3D

Paciente inglês se diz satisfeito com o resultado devido ao realismo maior que as próteses comuns.

01 de dez 2021 - 07h:00 Créditos: JD1
Crédito: Reprodução

O hospital Britânico Moorfields Eye Hospital realizou na última quinta-feira (25) a primeira inserção de prótese de um olho humano completamente feito por uma impressora 3D, criando uma prótese muito mais realista que as fabricadas de forma tradicional.

O processo de impressão 3D é mais rápido, o que pode reduzir a fila de espera nos próximos anos.

O engenheiro Steve Verze foi o paciente, e se mostrou muito satisfeito com a prótese.

"Eu preciso de prótese desde os 20 anos e sempre me senti constrangido a respeito disso. Quando saio de casa, geralmente dou uma segunda olhada no espelho e não gosto do que vejo. Este novo olho tem um aspecto fantástico e, por ser baseado na tecnologia de impressão digital 3D, só vai ficar cada vez melhor", contou ao jornal local Hackney Gazette.

Esse efeito mais natural se deve pela maneira como é impressa a pupila, que é impressa com a mesma profundidade do olho humano. Já nos modelos convencionais de acrílico, a íris é pintada à mão em um disco preto inserido na prótese.

O novo método utiliza de escaneamento do olho, o que proporciona um encaixe perfeito da prótese. Já o processo de moldagem atual é extremamente evasivo e desconfortável, às vezes exigindo até mesmo anestesia geral, principalmente em crianças.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias