Crédito: Fernando Frazão Dourados e outras 63 cidades de Mato Grosso do Sul estão sob alerta de tempestade emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O aviso de nível amarelo, que indica “perigo potencial”, vale até 23h59 desta segunda-feira (1º) e aponta possibilidade de chuva intensa, ventos de até 60 km/h e queda isolada de granizo.
De acordo com o Inmet, os acumulados podem chegar a 30 mm por hora, com previsão de até 50 mm ao longo do dia. Apesar da intensidade das instabilidades, o instituto considera baixo o risco de danos como interrupção de energia, alagamentos, queda de galhos e prejuízos ao campo.
O alerta também abrange municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e São Paulo. Entre as orientações estão evitar abrigo sob árvores, não estacionar próximo a placas e torres metálicas e desconectar aparelhos eletrônicos durante o temporal. Em caso de emergência, a recomendação é contatar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Cenário climático
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) reforça que o início de dezembro será marcado por instabilidade. A aproximação de uma nova frente fria combinada a um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai favorece a formação de tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e granizo. Os volumes de chuva podem superar 40 mm em 24 horas.



