Menu
Quinta, 04 de dezembro de 2025

Prefeitura inicia construção de moderna unidade de saúde do Jardim dos Estados

Obra de porte IV terá estrutura inovadora, com até quatro equipes de Estrutura de Saúde da Família (ESF) e substituirá unidades alugadas; investimento marca início de novo padrão arquitetônico nas obras edificadas pela Prefeitura de Dourados

01 de dez 2025 - 15h:27 Créditos: Prefeitura de Dourados
Crédito: A. Frota

A Prefeitura de Dourados iniciou nesta segunda-feira (1º) a construção da nova Unidade Básica de Saúde do Jardim dos Estados, a maior e mais moderna já projetada pelo município. A assinatura da ordem de serviço abriu o mês de comemorações pelos 90 anos da cidade e reuniu o prefeito Marçal Filho, secretários municipais, vereadores e moradores da região.

A presidente da Câmara, Liandra Brambilla, afirmou que o projeto rompe com a prática histórica de instalar postos de saúde em prédios alugados, sem acessibilidade e sem estrutura adequada. Ela destacou que a obra, de porte IV, representa um avanço significativo para a população e anunciou que a Câmara fará a devolução do duodécimo nos próximos dias, sugerindo que os recursos sejam aplicados na saúde. O prefeito Marçal Filho confirmou que o valor será inteiramente revertido para a área.

O vereador Pedro Pepa, morador da região há quase quatro décadas, ressaltou que a vizinhança esperava há muito tempo por uma unidade própria e adequada. Ele lembrou que as duas unidades existentes, no Caiuás e no Piratininga, funcionam em imóveis alugados e já não conseguem atender às necessidades da comunidade. Para ele, a nova UBS representa dignidade e uma estrutura compatível com as demandas locais, agradecendo ao prefeito e aos vereadores presentes pela atenção dada ao bairro. Também estiveram presentes na solenidade os vereadores Dill do Povo, Daniel Junior, Dalton, Márcio Pudim, Sérgio Nogueira, Laudir Munaretto e Edson Souza.

Em seu discurso, o prefeito Marçal afirmou que a obra marca o início de uma nova era para a infraestrutura pública de Dourados. Ele lembrou de investimentos anteriores por administrações passadas em prédios mal feitos e sem conforto, reforçando que a população merece mais que o básico. O prefeito explicou que a nova UBS terá mais de 800 metros quadrados e contará com quatro consultórios médicos, quatro de enfermagem, quatro odontológicos, farmácia, sala de procedimentos, sala de curativos e suturas, sala de inalação coletiva, sala de imunização, sala de coleta, sala de estudos em saúde, ampla recepção, ambientes administrativos e brinquedoteca. Para Marçal, as obras públicas devem ter o mesmo padrão de qualidade de clínicas particulares, garantindo respeito e dignidade aos usuários do Sistema Único de Saúde.

O prefeito aproveitou para citar avanços em outras frentes, como o  aeroporto, que terá voos ampliados a partir de abril; a conclusão do Ginásio Municipal de Esportes, totalmente modernizado; a futura revitalização do Teatro Municipal; e o anúncio de obras, ainda este mês, de novas salas de aula na rede municipal. Ele anunciou também que nos próximos dias será assinada a ordem de serviço para a construção da nova base do SAMU.

Atualmente, os moradores da região do Jardim dos Estados são atendidos por unidades improvisadas nos bairros Piratininga e Chácara dos Caiuás, ambas com limitações estruturais. Com recursos do Governo Federal por meio do Novo PAC e contrapartida da Prefeitura, a nova UBS deve ser concluída em até 12 meses, segundo o secretário de Obras, Jorge De Lucia. Já o secretário de Saúde, Márcio Figueiredo, explicou que a unidade poderá abrigar até quatro equipes da Estratégia de Saúde da Família, qualificando e ampliando o atendimento para cerca de 16 mil moradores da região, marcando um avanço histórico para a saúde pública de Dourados.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias