Menu
Quarta, 18 de setembro de 2024

Saiba se é possível hackear a conta do WhatsApp mesmo com a verificação em duas etapas

Entenda como a conta pode ser roubada

02 de fev 2021 - 09h:32 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

A verificação em duas etapas gera mais proteção para os usuários do WhatsApp, porém existe cenários que a conta pode ficar por algum tempo inacessível ou ser transferida para outra pessoa.  

Se o hacker conseguir a verificação recebida pelo SMS e usar em outro aparelho celular, o aplicativo será desconectado. Mas o invasor não conseguirá finalizar a ativação do WhatsApp sem a senha de acesso.  

Em outras palavras, a confirmação em duas etapas não impede o início da fraude, mas sim a concretização dela. Se a vítima não souber disso, ela pode se enganar achando que a invasão aconteceu mesmo quando o recurso protegeu a conta.

Veja algumas situações que podem ocorrer:  

• Se o criminoso já obteve acesso ao e-mail da vítima (com uma página falsa para roubar o usuário e a senha, por exemplo, ou através de um vazamento de dados e senha repetida), o e-mail pode ser usado para redefinir a confirmação em duas etapas. Por essa razão, é obrigatório proteger a conta de e-mail cadastrada no WhatsApp para garantir a segurança da conta.

• Existem casos em que criminosos conseguem transferir a linha para outro chip e receber o SMS da ativação diretamente. Com isso o WhatsApp será desconectado e não será possível reativá-lo de imediato. Desde que a linha seja recuperada em sete dias, o criminoso não poderá acessar a conta do WhatsApp sem saber o PIN da confirmação em duas etapas. Após uma semana, o aplicativo deixará de exigir a senha. Se o número ainda estiver sendo controlado por outra pessoa, ela poderá ativar o WhatsApp. É possível perceber quando isso acontece, pois o chip no telefone deixará de funcionar e não será possível fazer ligações nem acessar a rede móvel de dados.

• Pode ser possível capturar a senha de confirmação em duas etapas por meio de um aplicativo espião. Para evitar aplicativos espiões, baixe eles apenas nas lojas oficiais.

• Há diversos casos em que invasores aplicam fraudes que convencem as vítimas a fornecer também a senha da confirmação em duas etapas. O PIN não pode ser informado a ninguém.

• O PIN pode ser adivinhado, principalmente se o número tiver relação com algum dado pessoal.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias