Crédito: Leonardo de França Adriano Vieira de Oliveira, de 31 anos, conhecido como ‘Zóio’, foi recapturado na noite do último sábado (31) pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar, em Campo Grande. Ele estava foragido desde 31 de dezembro de 2022, após escapar do Estabelecimento Penal Masculino de Regime Semiaberto e Aberto de Dourados. A prisão aconteceu durante uma abordagem de rotina, quando a PM constatou que ele estava evadido do sistema prisional.
Após a prisão, ‘Zóio’ foi encaminhado para a delegacia e passou por audiência de custódia nesta segunda-feira (2). Durante a audiência, a Justiça validou a prisão, cumprindo as formalidades legais do mandado de prisão.
O Crime Brutal de 2016: Estrangulamento e Fuga
A captura de ‘Zóio’ ocorre quase sete anos após o assassinato de Bruno César Matias de Souza, que aconteceu em 29 de julho de 2016, no Jardim Itamaracá, em Campo Grande. Bruno foi brutalmente estrangulado por ‘Zóio’ em um trecho do anel rodoviário, após um desentendimento relacionado a uma dívida envolvendo o primo da vítima.
De acordo com a denúncia do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), Bruno e outros dois homens estavam em uma reunião em uma residência, onde consumiram bebidas alcoólicas e drogas. Durante a madrugada, Bruno pediu a um dos homens a motocicleta emprestada para ir ao bairro Margarida buscar mais entorpecentes.
Foi nesse contexto que ele encontrou ‘Zóio’. Juntos, eles seguiram para o anel rodoviário, onde começaram uma discussão, que culminou em uma briga violenta. Durante a luta, ‘Zóio’ bateu a cabeça de Bruno em um tanque de concreto e, em seguida, usou o cordão do capuz de seu casaco para estrangular a vítima até a morte. Após cometer o homicídio, ele fugiu do local, deixando o corpo de Bruno, que foi encontrado posteriormente por moradores da região.
Histórico Criminal e Condenação de ‘Zóio’
‘Zóio’ já possui um longo histórico criminal. Em agosto de 2018, foi condenado a seis anos e seis meses de prisão em regime fechado pela morte de Bruno. Sua ficha inclui diversos outros crimes desde sua adolescência, como roubos, furtos, receptação, direção perigosa e até tentativa de homicídio.
Em 2015, ‘Zóio’ também esteve envolvido em uma tentativa de homicídio, quando, com a ajuda de um comparsa, tentou matar a tiros um homem na Rua Maria da Glória, em Campo Grande. O crime aconteceu após uma disputa relacionada a uma cobrança de dívida. Durante a perseguição à vítima, um terceiro envolvido forneceu a arma usada nos disparos.
Prisão e Justiça
Com a recaptura de ‘Zóio’, a Polícia Militar deu mais um passo na busca pela justiça e segurança em Mato Grosso do Sul. O criminoso, que acumula uma série de passagens pela polícia, agora enfrentará novamente o sistema judicial, que já o havia condenado em 2018 e que seguirá tratando os novos desdobramentos de seu histórico criminal.



