Em Douradina um homem de 36 anos foi preso no último sábado (31) após ser flagrado agredindo uma cadela com uma vara na rua, no bairro Vila Planalto. A agressão foi registrada em vídeo, o que levou moradores a acionarem a polícia.
De acordo com o boletim de ocorrência, o suspeito foi localizado e, ao ser questionado pelos policiais, admitiu a agressão. Ele explicou que a cadela, que pertence à sua mãe, havia fugido para a rua e estava perseguindo galinhas de um vizinho. O homem alegou que agiu para "educar" o animal e evitar que ele repetisse o comportamento, batendo-lhe na tentativa de punição.
O animal foi localizado na residência do autor e, felizmente, não apresentava ferimentos visíveis. Durante a abordagem, o suspeito demonstrou arrependimento e colaborou com os policiais, fornecendo detalhes sobre o ocorrido.
Mesmo com a colaboração do acusado, a Polícia Militar Ambiental o prendeu em flagrante por maus-tratos a animais, com base no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/1998. Ele foi conduzido à Delegacia de Pronto Atendimento (Depac) de Dourados e autuado em 20 UFERMS (equivalente a R$ 1.059). A lei prevê penas que variam de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa e proibição de guarda de animais.
A legislação brasileira é clara ao tipificar como crime qualquer ato de abuso, maus-tratos ou agressão física a animais, sejam eles domésticos ou silvestres, com o objetivo de prevenir o sofrimento ou danos à sua saúde física e emocional.



