O Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre - RS, decidiu alugar um contêiner refrigerado para alocar os pacientes mortos, após o esgotamento do necrotério do local.
A instituição está com índice de internação superior à capacidade de leitos de UTI, registrando 114,9% de ocupação no início da tarde desta terça-feira (2).
“A nossa lista do morgue (necrotério), ontem (segunda-feira), ultrapassou a capacidade de acomodar as pessoas que faleceram dentro do hospital. Estamos contratando um contêiner para poder colocar as vítimas” disse o superintendente médico do hospital, Luiz Antonio Nasi.
O contêiner será instalado em uma área anexa ao prédio da instituição e será utilizado conforme a necessidade.
Entre os cenários previstos para o uso da estrutura, está eventual demora na retirada dos corpos de pacientes em caso de atrasos por parte das funerárias, problema que já foi observado em outras cidades do país e do mundo.
Em nota, a situação foi detalhada pelo hospital. A ação integra mais uma etapa do Plano de Gestão de Crise, definido pela administração, que prevê a expansão do necrotério.
A estrutura atual comporta até três óbitos, capacidade "adequada às normas, condições de normalidade e porte do Hospital Moinhos de Vento", conforme a instituição.