“Quarta-feira de cinzas'' é uma expressão comum no Brasil. O dia que marca o fim das festividades do Carnaval tem uma tradição antiga e relacionada ao cristianismo.
Além do clima triste de fim de festa cantado de Vinícius de Moraes aos Unidos de Vila Isabel, a quarta que encerra o Carnaval significa, para os cristãos, o início da Quaresma, período de 40 dias de preparação para o domingo de Páscoa.
Durante a Quaresma, é comum se observar períodos de jejum, orações, obras de caridade e de penitências individuais. O período relembra o tempo em que Jesus Cristo passou pelo deserto, segundo tradição bíblica.
As “cinzas” no nome da data diz respeito à tradição católica da imposição de cinzas, que diz respeito à fugacidade da vida humana na Terra. O ritual tem origens que remontam aos primórdios da Igreja Católica e se consolidou como uma tradição comum na Idade Média.
Terça-feira gorda
Como um dia que precede o período de sacrifícios da Quaresma, a terça-feira de Carnaval é comumente conhecida como “terça-feira gorda”. O termo diz respeito a uma despedida do período de excessos e de origens pagãs para a entrada em uma etapa do ano em que se prepara para a Páscoa, principal data do Cristianismo.
O uso da palavra “gorda” tem associações em outros países e regiões com o termo francês “mardi gras”. A ideia é associar a despedida do Carnaval com grandes refeições para se despedir dos exageros antes dos momentos de jejum e privações da Quaresma.