O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre, nesta 3ª feira (2.maio), duas reuniões diplomáticas. Por volta das 11h30, o petista se encontra com o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, e, às 17h, com o presidente da Argentina, Alberto Fernández. Ambos os encontros serão realizados no Palácio da Alvorada, em Brasília.
Na reunião com o líder argentino, espera-se que os políticos discutam o crédito para exportação entre os países. A proposta englobando uma moeda comum de troca foi defendida por Lula durante visita à Buenos Aires, em janeiro. Segundo o mandatário, a iniciativa faria com que as nações ficassem menos dependente do dólar.
"Decidimos avançar com as discussões sobre uma moeda sul-americana comum, que possa ser usada tanto para os fluxos financeiros, como comerciais, reduzindo os custos operativos e a vulnerabilidade externa", afirmaram os líderes em um comunicado conjunto divulgado na época.
Pautas como integração energética e comércio devem englobar o encontro dos líderes, bem como debates sobre a Agência Brasileira-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABACC). Os temas fazem parte da retomada da parceria entre os países, conturbada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).