Menu
Terça, 22 de julho de 2025

Previsão de tempestade deixa 68 cidades de MS em alerta

A previsão indica chuvas intensas e ventania para Mato Grosso do Sul

02 de jun 2025 - 14h:57 Créditos: Midiamax
Crédito: Chuva está prevista para esta semana em MS.

Após a passagem de uma frente fria, a chuva deve retornar a Mato Grosso do Sul. Nesta segunda-feira (2), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um novo alerta de nível amarelo, que indica risco de tempestades acompanhadas de ventania em diferentes regiões do Estado. A previsão segue até 10h desta terça-feira (3).

O aviso abrange 68 cidades sul-mato-grossenses e prevê precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 mm ao dia, além de ventos intensos entre 40 km/h e 60 km/h. Entre os riscos associados estão cortes no fornecimento de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Alerta Inmet
Alerta Inmet. (Reprodução)


Frio pela manhã e calor à tarde

Ao longo da semana, o tempo em Mato Grosso do Sul deve apresentar variações típicas do chamado “efeito cebola”. Esse fenômeno representa a necessidade de vestir várias camadas de roupa pela manhã e ir retirando-as ao longo do dia, conforme o calor aumenta.

Conforme a previsão até quinta-feira (5), o tempo deve se manter firme na maior parte do Estado. Haverá predomínio de sol e variação de nebulosidade. Essa condição se deve à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que inibe a formação de nuvens de chuva.

As manhãs seguirão com temperaturas amenas, variando entre 12°C e 16°C, mas os termômetros sobem no decorrer do dia, podendo chegar aos 30°C ou 32°C, especialmente nas regiões norte, pantaneira e nordeste. Já a umidade relativa do ar deve permanecer baixa, com índices variando entre 25% e 45%, o que exige atenção com a hidratação e cuidados com a saúde, segundo a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Evite acidentes

Para evitar incidentes, a Defesa Civil recomenda não se abrigar debaixo de árvores, em casos de rajadas de vento, devido aos riscos de descargas elétricas. Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos, assim, evita-se que eles se danifiquem com a água.

Também é recomendável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Mais informações estão disponíveis junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias