
Dourados, a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, tem em mãos um importante potêncial para consolidar sua economia como referência em um segmento ainda pouco explorado: o Turismo de Serviços.
O turismo de serviços se estrutura a partir da oferta especializada de atividades e atendimentos que atraem visitantes motivados não pelo lazer tradicional, mas pela busca por soluções, atendimentos ou qualificações em setores estratégicos. Mais do que atrair visitantes pelas belezas naturais , como ocorre em outras regiões do Estado , Dourados pode crescer com base em uma vocação que já está em curso: ser um polo de atendimento em saúde, educação, comércio e serviços especializados.
Em conversa, Everaldo Leite, o novo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED), que também é comerciante, falou com o Plantão do MS: "Dourados tem condições reais de se tornar uma cidade inteligente em serviços, voltada para o atendimento de qualidade e para a circulação de pessoas. Para isso, é preciso estruturar um projeto que possa unir a gestão pública e a iniciativa privada para enxergar o Turismo de Serviços como uma estratégia de desenvolvimento econômico do nosso municipio", aponta Everaldo Leite.
Com mais de 260 mil habitantes e localização estratégica, a cidade atende diariamente pessoas vindas de mais de 35 municípios vizinhos, além de regiões do Paraguai e da fronteira com o Mato Grosso. Esse movimento espontâneo, motivado por busca de atendimentos médicos, matrículas em instituições de ensino e compras, já configura uma forma de turismo econômico, mesmo que ainda sem reconhecimento formal como política pública.
Potência em Saúde e Educação
Dourados conta com hospitais e clínicas que oferecem atendimentos de média e alta complexidade, tanto na rede pública quanto privada. A presença de profissionais especializados, laboratórios de ponta e unidades de referência torna o município um destino recorrente para quem busca tratamentos médicos ou diagnósticos mais avançados.
José Roberto da Costa, Coordenador de Relações Institucionais do Hospital Mackenzie de Dourados, também colaborou com o debate:
"Como hospital de referência, o Mackenzie tem um papel fundamental na consolidação do turismo de negócios e serviços em nossa região. Atendemos diariamente pacientes vindos de outras cidades e estados, pela estrutura hospitalar e pelos procedimentos de alta complexidade que oferecemos. Isso movimenta não só o setor da saúde, mas toda uma cadeia que inclui hotéis, restaurantes, farmácias, transporte. Nós estaremos à disposição dessa discussão e ação!"
Na educação, a cidade é sede de importantes instituições como a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e outras instituições particulares como a grandiosa Unigran.
Todos os anos, milhares de estudantes chegam a Dourados para cursar graduação, pós-graduação ou fazer concursos e vestibulares, aquecendo o setor imobiliário, a rede de restaurantes e o comércio.
Comércio forte e oportunidade para eventos
O comércio local é outro trunfo. Com lojas variadas, redes atacadistas, shoppings e centros de compra, Dourados recebe consumidores de cidades vizinhas em busca de variedade e melhores condições de preço. Feiras, congressos, eventos profissionais e encontros regionais também poderiam ser mais incentivados, abrindo espaço para o desenvolvimento do chamado turismo de negócios.
Um caminho a ser estruturado
Apesar de já reunir todos os elementos que caracterizam um destino de Turismo de Serviços, Dourados ainda carece de um plano estruturado para consolidar essa vocação. Segundo especialistas, é preciso investir em:
- Capacitação profissional no setor de atendimento;
- Promoção institucional do município como destino de referência;
- Infraestrutura urbana, com transporte, sinalização e hospedagem acessível;
- Integração regional com os municípios do entorno.