Menu
Sexta, 29 de março de 2024

Limpeza dupla e muita hidratação de pele

Saiba como é a rotina de skincare das japonesas

02 de ago 2021 - 16h:47 Créditos: DAIANE SCHUINDT
Crédito: Imagem Ilustrativa retirada da Web

Sem manchas na pele nem rugas, com tônus e luminosidade que parecem quase irreais, elas viraram sinônimo de perfeição e, claro, atraíram o interesse da indústria cosmética, que, de uns tempos para cá, vem lançando no Ocidente produtos “roubados” do nécessaire delas – um deles é o BB Cream, sabia?

Mas qual o segredo por trás de toda essa perfeição? No clima das Olimpíadas de Tóquio, fomos atrás para saber como é a rotina de skincare das japonesas e descobrir quais as dicas que podem ser incorporadas no nosso dia a dia também. Para isso, pedimos uma ajuda a uma especialista, a farmacêutica Mika Yamaguchi.

Em primeiro lugar, vale frisar que o skincare das japonesas é diferente da rotina de 10 etapas - que você já deve ter ouvido falar - popularizada pelas coreanas.

"As rotina das coreanas segue uma ordem específica: óleo de limpeza, sabonete, esfoliação (pelo menos duas vezes na semana), tônico (que é o produto que balanceia o pH da pele para receber os próximos tratamentos), essência (é um misto de tônico e sérum que serve para hidratar e tratar a pele), tratamento específico (focado na sua principal necessidade, como controle de oleosidade ou anti-idade), máscara facial (pelo menos duas vezes na semana), creme para olhos, hidratante e protetor solar", enumera Mika.

No Japão, as mulheres têm uma abordagem mais minimalista - à la Marie Kondo - para os cuidados com a pele, mantendo as coisas mais simples e diretas. Por lá, a rotina consiste em quatro etapas diárias, de manhã e à noite.


  1. Limpeza dupla
  2. Loção hidratante (tônico sem álcool)
  3. Sérum
  4. Hidratante
  5. Máscara facial (de vez em quando)


"Na rotina asiática, a higienização da pele é um ponto muito importante, onde elas removem bem a sujidade e as impurezas da pele", explica Mika.


Inspiração japonesa: rotina de cuidados consiste em 4 etapas — Foto: Reprodução/Instagram

Inspiração japonesa: rotina de cuidados consiste em 4 etapas — Foto: Reprodução/Instagram


 Limpeza e hidratação são fundamentais.

Embora mais simples que a rotina das coreanas, os cuidados das japonesas seguem os mesmos princípios: limpeza dupla e foco na hidratação.

Para a limpeza dupla, primeiro é usado um demaquilante em óleo, que tem o poder de remover maquiagens extremamente pesadas e à prova d’ água, eliminando também os resquícios profundos de protetores solares super-resistentes e o excesso de óleo da própria pele. Quem tem pele oleosa não precisa se assustar: os demaquilantes são enxaguáveis apenas com água e não costumam deixar resíduos gordurosos.

Na sequência, é a hora da espuma de limpeza, que irá remover resíduos, bactérias e células mortas, deixando a pele limpa de verdade. Atenção! Segundo as japonesas, a espuma deve ser rica e densa, de modo que a pele seja limpa sem que os dedos entrem em contato com a pele, evitando qualquer fricção e irritação. Anotou?

A influenciadora digital Joyce Kitamura em momento de skincare com a mãe — Foto: Reprodução/Instagram

A influenciadora digital Joyce Kitamura em momento de skincare com a mãe — Foto: Reprodução/Instagram

Assim, o foco em hidratação também é importante, independente do seu tipo de pele. Lembre-se: pele oleosa não é sinônimo de pele hidratada! Muitas vezes, a oleosidade, na verdade, é causada por um ressecamento, que causa o famoso "efeito rebote" e induz a pele a produzir óleo em excesso.


 Skincare não é milagre! No Japão, disciplina e prevenção são palavras-chave. Enquanto os ocidentais preferem soluções rápidas e drásticas, as orientais concentram suas energias (e tempo e dinheiro) na prevenção. Séruns clareadores e anti-idade, por exemplo, são usados antes que as manchas e rugas apareçam. Por isso, vale ressaltar: seguir uma rotina de cuidados, apesar de não fazer milagres, faz, sim, uma baita diferença!

Fonte: Gshow

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias