Menu
Quarta, 12 de março de 2025

Qual Carro Comprar em 2021: evolução dos SUVs de luxo.

Nível do segmento subiu junto com os preços

02 de ago 2021 - 16h:23 Créditos: DAIANE SCHUINDT
Crédito: Assessoria de Comunicação Foto: Arquivo

O Audi Q3 acabou melhorando em custo/benefício com o encarecimento do GLA. Mais moderno que o veterano X1, o modelo tem design superatual, por fora e por dentro. O padrão de acabamento é elevado e dá até para comprar o básico, configuração que traz faróis de LED, ar digital, seletor de modos de condução e banco do motorista elétrico.

Já o Prestige Plus (R$ 244 mil), que adiciona ar de duas zonas, painel digital, faróis full LED e rodas aro 18. O espaço interno foi ampliado e também é bom quando o assunto é porta-malas. O único porém é o motor 1.4 TSI. A aceleração de zero a 100 km/h leva 9,3 s, de acordo com a Audi. Os custos aumentaram pouco em relação aos do ano passado. Já as revisões são um pouco mais caras que as do concorrente da Mercedes. A compensação vem no custo menor das peças.

 Pontos positivos: A segunda geração evoluiu muito em dinâmica e design

Pontos negativos: Fazem falta uma opção de motor 2.0 turbo e a tração integral quattro.

Qual Comprar 2021 - SUV de Luxo - Audi Q3 — Foto: Divulgação

Audi Q3

Preço de R$ 210.990 a R$ 274.990
Versão sugerida Prestige Plus
Motor 1.4 T/150 cv (G)
Câmbio A6/A9
Garantia 2 anos
Seguro R$ 7.997
Valorização 8,84%
Revisões R$ 12.636
Peças R$ 24.828

Audi Q5

Audi Q5 — Foto: Divulgação

Audi Q5 — Foto: Divulgação


O Audi Q5 passou por uma reestilização recentemente e recebeu também a companhia do Q5 Sportback. O problema é que sua lista de itens de série não inclui todos os equipamentos disponíveis, um velho mal da Audi. Até a versão topo cobra como opcionais as lanternas de LED orgânico e o som Bang & Olufsen. Isso nos leva a indicar o modelo básico.

Pelo menos o espaço e o desempenho estão garantidos. O motor 2.0 o impulsiona aos 100 km/h em 6,3 s. A cesta de peças pode ser cara, mas mostra-se mais barata que as dos menores X1 e GLA. Por outro lado, as revisões estão entre as mais caras.

Audi Q5

Preço de R$ 324.990 a R$ 384.990
Versão sugerida Prestige
Motor 2.0 T/249 cv (G)
Câmbio AT7
Garantia 2 anos
Seguro R$ 7.903
Depreciação -10,77%
Revisões R$ 15.354
Peças R$ 32.204
Porta-malas 520 litros
Lançamento 2016

Audi Q5 Sportback


Audi Q5 Sportback — Foto: Divulgação

Audi Q5 Sportback — Foto: Divulgação


Outra novidade recente da Audi é o Q5 Sportback. O SUV médio se destaca pela linha do teto de queda mais ousada, o famoso formato cupê tão falado atualmente. A grande diferença de estilo em relação ao modelo convencional está da coluna B para trás. Além da coluna C angulosa, a traseira é realçada pelo spoiler integrado à tampa.

A motorização e o câmbio são os mesmos do Q5. A diferença de preços entre eles é algo incomum na linha Audi, em que o A5 Sportback custa muito mais do que o A4. Ainda não foram divulgados os custos, que devem ser parecidos com os do seu parente.

Audi Q5 Sportback

Preço R$ 389.990
Versão sugerida S-Line Black
Motor 2.0 T/249 cv (G)
Câmbio AT7
Garantia 2 anos
Seguro ND
Depreciação ND
Revisões ND
Peças ND
Porta-malas 510 litros
Lançamento 2020

BMW X1


BMW X1 — Foto: Divulgação

BMW X1 — Foto: Divulgação


A tentação do motor mais forte é grande, mas o 2.0 turbo de 192 cv é suficiente e poucos vão usar a tração integral do top. Reestilizado em 2019, o menor SUV da BMW tem base compartilhada com os Mini. Sua personalidade é própria, porém a geração atual está pronta para sair de linha e ser substituída por uma inteiramente nova.

Além disso, seu preço competitivo de outrora se perdeu ao longo dos tempos. O espaço é amplo e a direção, agradável. Os valores de peças e de revisões levam a questionar qualquer resíduo de custo/benefício, da mesma maneira que o seguro exorbitante.

BMW X1

Preço de R$ 256.950 a R$ 294.950
Versão sugerida sDrive20i GP
Motor 2.0 T/192 cv e 2.0 T/231 cv (F)
Câmbio A8
Garantia 2 anos
Seguro R$ 11.545
Valorização 13,16%
Revisões R$ 12.605
Peças R$ 42.995
Porta-malas 505 litros
Lançamento 2015

BMW X2


BMW X2 — Foto: Divulgação

BMW X2 — Foto: Divulgação


O irmão hipster do X1 continua sendo um SUV pequeno para aqueles que acham que o estilo é mais importante que a praticidade. Embora seja um pouco apertado, o modelo encanta por suas formas de cupê. O que atrapalha são os custos elevados.

Além disso, comprar o básico com motor 1.5 turbo não é recomendado. Se é para gastar muito, fique logo com o 2.0 turbo, que vai aos 100 km/h em 7,7 s, segundo a BMW. Algo que desperta atenção é o seguro, que sai por quase a metade da cobertura do X1. Contudo, o X2 não consegue escapar da sina da marca: peças muito caras, revisões idem.

BMW X2

Preço de R$ 288.950 a R$ 294.950
Versão sugerida sDrive20i GP
Motor 1.5 T/136 cv e 2.0 T/192 cv (F)
Câmbio A6/AT7
Garantia 2 anos
seguro R$ 6.098
valorização 0,73%
revisões R$ 12.605
peças R$ 50.801
Porta-malas 370 litros
Lançamento 2017

Chevrolet Trailblazer


Qual Comprar 2021 - SUV de Luxo - Chevrolet Trailblazer — Foto: Divulgação

Qual Comprar 2021 - SUV de Luxo - Chevrolet Trailblazer — Foto: Divulgação


Ver esse carro da Chevrolet no seu retrovisor pode deixá-lo um pouco preocupado. Adotado por forças policiais pela sua robustez e pelo furor do motor diesel, o Trailblazer é adorado por particulares pelo mesmo motivo. Leva sete pessoas até o topo de uma montanha.

Só que dá uma sacudida pelo caminho, afinal a suspensão traseira continua a seguir o esquema da S10 e aposta em eixo rígido. O lado bom de ser mais simples é que seus custos não obedecem à lógica do segmento. A atualização de segurança inclui frenagem automática, enquanto a conectividade agradece pelo Wi-Fi.

Chevrolet Trailblazer

Preço R$ 308.290
Versão sugerida Única
Motor 2.8/200 cv (D)
Câmbio A6
Garantia 3 anos
Seguro R$ 7.189
Valorização 0,71%
Revisões R$ 6.576
Peças R$ 11.778
Porta-malas 205 a 554 litros
Lançamento 2012

Ford Bronco Sport


 Ford Bronco Sport — Foto: Divulgação

Ford Bronco Sport — Foto: Divulgação


O Bronco Sport poderia ter aberto sua participação no Qual Comprar com o prêmio de melhor da categoria, mas acabou sendo lançado em cima da hora e os custos chegaram depois da decisão do vencedor.

Qualidades para disputar o posto de melhor da categoria dos SUVs de luxo ele tem. O motor 2.0 de 240 cv é o mesmo que animou o Fusion, uma unidade que o conduz aos 100 km/h em 7 s redondos e o ajuda a fazer média de 11,5 km/l com gasolina. E a tração 4x4 pode levá-lo bem além do asfalto. O espaço para pessoas e bagagem é bom, assim como a tecnologia embarcada.

Ford Bronco Sport

Preço R$ 256.900
Versão sugerida Única
Motor 2.0 T/240 cv (G)
Câmbio A8
Garantia 3 anos
Seguro ND
Depreciação ND
Revisões R$ 5.545
Peças R$ 17.038
Porta-malas 481 litros
Lançamento 2020

Ford Edge


Ford Edge — Foto: Divulgação


Por mais que tenha motor V6 biturbo e vá aos 100 km/h em 6,6 s, o Edge ST é bem específico. É um crossover assumido, um carro criado para cruzar rodovias rapidamente e retomar em tempos ridículos, mas sem aquele gosto por curva dos europeus.

Fazer bonito no Texas é mais importante para ele do que encarar Nürburgring. E tem sede de americano: sua média com gasolina é elevada (8,3 km/l). Cinco conseguem viajar com razoável conforto, do mesmo modo que suas malas. Há comodidades como telas nos bancos traseiros. Os preços das revisões e das peças são dignos de carros alemães.

Ford Edge

Preços R$ 351.950
Versão sugerida Única
Motor 2.7 T/335 cv (G)
Câmbio A8
Garantia 3 anos
Seguro ND
Depreciação -6,58%
Revisões R$ 7.774
Peças R$ 23.622
Porta-malas 602 litros
Lançamento 2015

Honda CR-V


Honda CR-V — Foto: Divulgação


O CR-V e o seu grande rival RAV4 acabaram ficando muito caros no mercado brasileiro. É mais ou menos o caso de Accord e Camry. Só que o SUV da Toyota leva vantagem na motorização híbrida. O Honda acabou de passar por uma reestilização leve.

Mais importante foi a adoção dos sistemas semiautônomos de condução, a exemplo do controle de cruzeiro adaptativo e da frenagem automática. Ainda não disponibiliza sete lugares como ocorre lá fora. Por sua vez, o desempenho é bom: 8,2 s até os 100 km/h e consumo de 11,6 km/l na média. Os valores de revisões e peças são bem competitivos para a classe.

Honda CR-V

Preço R$ 264.900
Versão sugerida Única
Motor 1.5 T/190 cv (G)
Câmbio CVT
Garantia 3 anos
Seguro ND
Valorização 1,21%
Revisões R$ 3.436
Peças R$ 15.051
Porta-malas 522 litros
Lançamento 2017

Jaguar E-Pace


Jaguar E-Pace — Foto: Divulgação


O menor SUV da Jaguar é um sucesso de mercado. O estilo tem um toquinho de F-Type aqui ou acolá, exatamente como é no F-Pace. Mas os custos do modelo também são para lordes britânicos. O seguro pode custar metade do valor exorbitante pedido pelo utilitário maior. Para compensar, o motor 2.0 o leva aos 100 km/h em 6,4 s e o requinte é grande.

O conforto a bordo é prejudicado pelo túnel central elevado; somente quatro adultos viajam livres. Diante dos preços, ficaríamos com a versão mais cara, a R-Design, que vem com painel digital, tecnologias semiautônomas e bancos esportivos.

Jaguar E-Pace

Preço de R$ 277.950 a R$ 328.950
Versão sugerida R-Design
Motor 2.0 T/249 cv (F) e 2.0 T/300 cv (G)
Câmbio A9
Garantia 3 anos
Seguro R$ 14.705
Valorização 1,43%
Revisões R$ 12.428
Peças R$ 42.743
Porta-malas 494 litros
Lançamento 2017

Jaguar F-Pace


Jaguar F-Pace — Foto: Divulgação


O utilitário pioneiro da marca tem design esportivo e confortos a bordo próprios de Jaguar XJ. A única versão que entra no limite de R$ 400 mil do Qual Comprar é a 2.0 turbo. Ela possui a esperteza necessária para um carro desse preço, porém não conta com a sonoridade do V6 3.0.

Tem couro nobre à vontade, painel digital e central multimídia atualizada. O espaço é para quatro adultos e o bagageiro é tão grande quanto pode ser. As revisões são caríssimas, assim como as do E-Pace. E você terá de encontrar uma seguradora barata para fugir da média absurda pesquisada no mercado.

Jaguar F-Pace

Motor 2.0 T/250 cv (G)
Câmbio A9
Garantia 3 anos
Seguro R$ 29.669
Valorização 4,59%
Revisões R$ 19.220
Peças R$ 38.372
Porta-malas 601 litros
Lançamento 2016

Jeep Grand Cherokee


Jeep Grand Cherokee — Foto: Divulgação


O Grand Cherokee já enxerga o final da sua trilha. Um novo carro foi apresentado nos Estados Unidos e o atual ficou ainda mais discreto no mercado. O veículo que outrora foi sinônimo de SUV de luxo é vendido agora apenas na versão diesel. O 3.0 tem bom fôlego para levá-lo aos 100 km/h em 8,2 s, de acordo com a Jeep.

A ampla autonomia ajuda a encarar o off-road sem medo de interromper a brincadeira para procurar um posto. O espaço é bom para quatro adultos. A tradição da Jeep é ter custos de manutenção e de peças elevados, mas a fabricante surpreende neste ano e a cesta dá para comprar um bom carro.

Jeep Grand Chreokee

Preço R$ 389.990
Versão sugerida Única
Motor 3.0/241 cv (D)
Câmbio A8
Garantia 2 anos
Seguro R$ 8.028
Depreciação ND
Revisões R$ 14.439
Peças R$ 80.152
Porta-malas 457 litros
Lançamento 2011

Jeep Wrangler


Jeep Wrangler — Foto: Divulgação


Uma nova geração, motor 2.0 turbo e conectividade. Poderíamos falar que o Wrangler não é mais o mesmo, mas ele é. A capacidade off-road continua a ser suficiente para escapar de desastres naturais. A suspensão tem curso para lidar com desníveis grandes no fora de estrada e atrapalha na hora de fazer curvas.

Quando encontrar uma reta, o Jeep vai chegar aos 100 km/h em 7,9 s. Quanto ao consumo, a média é de 8,8 km/l. Se você tiver paciência, dá para tirar o teto e as portas. Como outros SUVs de raiz, o Wrangler tem valorizado um bocado. O empecilho principal é o custo elevadíssimo das peças.

Jeep Wrangler

De Preço R$ 352.990 a R$ 389.990
Versão sugerida Sahara Unlimited Overland
Motor 2.0 T/272 (G)
Câmbio A8
Garantia 2 anos
Seguro R$ 6.560
Valorização 20,74%
Revisões R$ 5.555
Peças R$ 42.738
Porta-malas 142 a 498 litros
Lançamento 2018

Land Rover Discovery Sport


Land Rover Discovery Sport — Foto: Divulgação


A Land Rover já pertenceu ao grupo Ford. Por ironia do destino, encontram-se novamente, mas como rivais. O Discovery Sport é o grande concorrente do Bronco Sport. Ele também tem motor 2.0 turbo e capacidade off-road.

Só faltam preços mais competitivos. A marca premium não divulgou os valores das peças — mas não dá para esperar que elas sejam menos do que muito caras. Pelo menos, há duas opções de motores; ficaríamos com a versão S básica, independentemente de qual delas você escolher. Há ar de duas zonas, assistentes de frenagem automática e de faixa e câmera 360 graus.

Land Rover Discovery Sport

Preço de R$ 293.950 a R$ 369.950
Versão sugerida S
Motor 2.0/200 cv (D) e 2.0 T/250 cv (F)
Câmbio A9
Garantia 3 anos
Seguro R$ 6.824
Valorização 20,58%
Revisões ND
Peças ND
Porta-malas 157 a 454 litros
Lançamento 2015

Land Rover Range Rover Evoque


Land Rover Range Rover Evoque — Foto: Divulgação


É difícil não se lembrar do Velar ao ver o novo Evoque. O modelo ficou mais parecido com o parente maior (e mais caro), mas nem por isso é barato. Há apenas a versão R-Dynamic, que traz de série faróis de LED, assistentes de direção e uma tecnologia que exibe para onde estão apontadas as rodas dianteiras criando digitalmente um capô transparente.

O acabamento é nobre, tal como o desenho interno. O 2.0 basta para ir aos 100 km/h em 7,5 s, contudo o consumo médio é de 8,9 km/l — porém, o carro vai receber motor flex em breve. O seguro tem custo mais elevado que o do Discovery Sport.

Land Rover Range Rover Evoque

Preço R$ 372.950
Versão sugerida Única
Motor 2.0 T/250 cv (F)
Câmbio A9
Garantia 3 anos
seguro R$ 10.015
valorização 15,61%
revisões ND
peças ND
Porta-malas 472 litros
Lançamento 2019

Mercedes-Benz GLA 200


Mercedes-Benz GLA 200 — Foto: Divulgação


Preço de SUV de luxo: o Mercedes-Benz GLA agora vive na categoria mais alta dos utilitários. A nova geração tem estilo mais agressivo e abandonou um pouco o jeito de hatch altinho do antecessor. O 1.3 turbo foi feito em parceria com a Renault e basta para o conjunto, mas sem sobrar desempenho.

A arrancada de zero a 100 km/h é feita em 9,3 s, tempo de VW up!. O nível de itens compensaria essa diferença? Há assistentes de direção, baliza automática e teto panorâmico. No entanto, os custos são tão elevados quanto o preço. A cesta de peças passa dos R$ 50 mil, valor de um Kwid.

Mercedes-Benz GLA 200

Preço R$ 325.900
Versão sugerida Única
Motor 1.5 T/163 cv (G)
Câmbio AT7
Garantia 2 anos
Seguro R$ 8.405
Valorização 0,66%
Revisões R$ 10.620,00
Peças R$ 55.227
Porta-malas 435 litros
Lançamento 2019

Mercedes-Benz GLB 200


Mercedes-Benz GLB 200 — Foto: Divulgação


Levar sete pessoas em um Mercedes nunca sairá barato. O GLB tem estilo mais careta do que o do GLA. A praticidade compensa um pouco o preço elevado. Duas crianças vão no banco extra, adultos ficarão apertados. O motor 1.3 turbo é o mesmo do primo e dá ao modelo um desempenho ainda mais manso: zero a 100 km/h em 10,5 s.

O consumo médio de 12,1 km/l ajuda um pouco, diferentemente dos demais custos. Pelo menos há itens como ar de duas zonas, teto solar, multimídia com assistente Mercedes e direção semiautônoma. Só temos de lembrar que o Discovery Sport tem preço parecido e anda forte.

Mercedes-Benz GLB 200

Preço de R$ 290.900 a R$ 299.900
Versão sugerida Launch Edition
Motor 1.5 T/163 cv (G)
Câmbio AT7
Garantia 2 anos
Seguro R$ 8.420
Depreciação ND
Revisões R$ 10.620,00
Peças R$ 51.026
Porta-malas 130 a 500 litros
Lançamento 2019

Mitsubishi Pajero Sport

Mitsubishi Pajero Sport — Foto: Divulgação

Mitsubishi Pajero Sport — Foto: Divulgação


Sabe aquelas lanternas que espichavam até a ponta do para-choque traseiro? Morreram. O Pajero Sport recebeu um tapa no visual e ficou menos ousado nesse ponto. Ademais, o SUV tem o mesmo motor diesel da L200 e um desempenho pouco brilhante.

A arrancada aos 100 km/h leva 11,5 s e o consumo médio é de 10,3 km/l — números que poderiam ser um pouco melhores. O conforto para sete ocupantes só é prejudicado pelo difícil acesso à terceira fileira. O off-road é garantido pela tração nas quatro rodas e pela reduzida. A desvalorização é baixa e o seguro é elevado. Mal de muitos utilitários diesel.

Mitsubishi Pajero Sport

Preço de R$ 327.990 a R$ 358.990
Versão sugerida HPE-S
Motor 2.4/190 cv (D)
Câmbio A8
Garantia 3 anos
Seguro R$ 8.183
Depreciação -0,38%
Revisões ND
Peças ND
Porta-malas 255 a 571 litros
Lançamento 2015

Mitsubishi Pajero Full


Mitsubishi Pajero Full — Foto: Divulgação


Alguém que nasceu na época em que o Pajero Full foi lançado já está fazendo 15 anos. Mais um pouco e poderia dirigir o carro que foi criado junto com ele. O modelo veterano está na série especial de despedida Legend Edition e deixa o Pajero Sport como representante no segmento. Não há salvaguardas eletrônicas sofisticadas e o 3.0 de 200 cv também está datado.

Diante de concorrentes de sete lugares mais modernos, o Mitsubishi parou no tempo. Os custos não foram divulgados inteiramente. O curioso é que o SUV grande teve uma valorização interessante. Coisa de futuro clássico.

Mitsubishi Pajero Full

Preço R$ 356.990
Versão sugerida Única
Motor 3.2/200 cv (D)
Câmbio A5
Garantia 3 anos
Seguro R$ 8.746
Valorização 18,54%
Revisões ND
Peças ND
Porta-malas 150 a 500 litros
Lançamento 2006

Porsche Macan


Porsche Macan — Foto: Divulgação


O único Porsche do Qual Comprar tem bom desempenho de série. O motor 2.0 turbo é a senha para ir aos 100 km/h em 6,7 s. Por sua vez, o consumo também é de esportivo: 7,9 km/l. A cesta de peças segue a realidade da marca, mas achamos que isso não deve ser empecilho para aqueles que desejam status e desempenho.

O SUV vem de fábrica com ar-condicionado de três zonas, alerta de mudança de faixa e teto panorâmico. É importante ressaltar que a política de opcionais da Porsche é extensa e também inclui mil e um itens de personalização. E o seguro e as revisões são de balançar a cabeça em negação.

Porsche Macan

Preço R$ 379 mil
Versão sugerida Única
Motor 2.0/252 cv (G)
Câmbio AT7
Garantia 3 anos
Seguro R$ 20.977
Depreciação -6,23%
Revisões R$ 25.738,11
Peças R$ 37.709
Porta-malas 488 litros
Lançamento 2014

A desvalorização dos veículos foi calculada pela KBB nos últimos doze meses ou proporcionalmente nos modelos com menos tempo de mercado. O valor do seguro é uma média de até 13 apólices calculada pela MDS com base no perfil padrão de Autoesporte.

Fonte: Autoesporte

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias