O município de Bonito completa neste domingo (02), 74 anos de emancipação político-administrativa. Está localizado no sudoeste de Mato Grosso do Sul, e a 265 km de Campo Grande.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população bonitense é de 22.401 habitantes.
A formação de Bonito teve início em terras de Luiz da Costa Leite Falcão que é considerado um dos pioneiros da região. Em 1915 foi criado o Distrito de Paz de Bonito com área subordinada administrativamente à cidade vizinha Miranda.
Com a criação do território federal de Ponta Porã, foi anexado em 1927 como Distrito de Paz Miranda. Em 1948 foi elevado à categoria de município e desmembrado de Miranda.
A cidade está inserida no Parque Nacional da Serra da Bodoquena, e pertence ao bioma cerrado, com seus maciços de calcários, sendo estas rochas que propiciam as águas transparentes da região.
O turismo em Bonito teve seu início na década de 1980 e suas belezas naturais são atrativos para o mundo, especialmente as águas cristalinas, entre as mais límpidas.
O município possui mais de 50 atividades, entre cachoeiras com suas diferentes formas, as grutas, rapel, mergulho, cavalgadas, entre outros.
Bonito já foi considerada 16 vezes o melhor destino de ecoturismo do Brasil, prêmio da revista especializada Viagem e Turismo.