
A Câmara Municipal de Dourados deu um passo importante rumo à inclusão e acessibilidade ao inaugurar, nesta semana, uma nova tribuna adaptada para atender pessoas com deficiência e diferentes estaturas físicas. A medida, inédita no legislativo douradense, reforça o compromisso da Casa com a igualdade de condições e respeito à diversidade entre seus parlamentares e demais participantes das sessões.
O equipamento, agora instalado no plenário, possui um sistema eletrônico com um botão que ajusta automaticamente a altura da tribuna, permitindo que cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida ou de baixa estatura possam utilizá-la com autonomia e conforto. A inovação foi bem recebida tanto por vereadores quanto por servidores da Casa e visitantes que frequentam o espaço legislativo.
A iniciativa tem um significado ainda mais simbólico por beneficiar diretamente o vereador Alex Cadeirante, que ocupa uma das cadeiras do Legislativo municipal. Atuante nas pautas relacionadas aos direitos das pessoas com deficiência, Alex comemorou a conquista:
“Essa tribuna não é só para mim, é para qualquer cidadão ou cidadã que venha a esta Casa e precise ser respeitado em sua individualidade. Dourados entrou em um marco com uma das únicas se não a única tribuna, acessível do estado”, afirmou o parlamentar durante o uso inaugural da nova estrutura.
Além de acessível a cadeirantes, a tribuna também beneficia vereadores de estaturas distintas, garantindo melhor ergonomia e visibilidade durante os pronunciamentos. A adaptação segue normas de acessibilidade previstas em legislação federal e se soma a outras medidas que vêm sendo implantadas pela atual gestão da Câmara para tornar o espaço legislativo mais inclusivo e democrático.
A expectativa é que, com a tribuna adaptável, o plenário da Câmara esteja melhor preparado para receber também representantes da sociedade civil, estudantes, convidados e participantes de audiências públicas com diferentes necessidades físicas.
A implantação da nova tribuna foi realizada com recursos próprios do Legislativo e integra um pacote de melhorias na infraestrutura da Casa, que também prevê a instalação de mais sinalizações táteis, melhorias nos banheiros adaptados e capacitação de servidores para atendimento inclusivo.