Menu
Sexta, 18 de outubro de 2024

Cabul: ataque a hospital militar deixa 19 mortos e 50 feridos

O ataque ainda não foi reivindicado por nenhum grupo

02 de nov 2021 - 13h:22 Créditos: EuroNews
Crédito: Reprodução

Duas explosões às portas do hospital militar de Cabul, no Afeganistão, fizeram pelo menos 19 mortos e 50 feridos, nesta terça-feira (2), confirmou o ministério da Saúde do recém-formado governo do Talibã.

As explosões ocorreram na entrada, próximo a 400 macas hospitalares do Sardar Mohammed Daud Khan, explicou o porta-voz do ministério do Interior Qari Saeed Khosty.

Fotografias compartilhadas por residentes mostraram grande quantidade de fumaça sobre o hospital.  

Não houve nenhuma reclamação imediata da responsabilidade. Mas a agência de notícias de funcionário Bakhtar citou testemunhas que dizem que um número de lutadores estatais Islâmicos introduziram o hospital e confrontaram-se com as forças de segurança.

Um funcionário de saúde no hospital, que conseguiu escapar, disse que ele ouviu uma grande explosão seguida do tiroteio. Aproximadamente dez minutos depois, houve uma segunda explosão maior, disse.

PASSADO

Em 2017 o mesmo hospital atacado hoje era alvo do próprio Talibã, que à época, deixou 30 pessoas mortas. Isso porque naquela ocasião o grupo ainda não era reconhecido governo e travava guerra com os americanos, que ao longo de 20 anos fizeram proteção daquele país com uso de tropas, mas que viviam em conflito contínuo.  

O assunto foi piorado por uma crise econômica que se move em espiral que ameaça milhões com a pobreza com as aproximações de Inverno.

De acordo com o ministério do Interior, forças especiais talibãs encontram-se já no local.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias