Diante do aumento no uso de medicamentos emagrecedores, o Ministério da Saúde publicou uma Nota Técnica com novas orientações para a doação de sangue por pessoas que utilizam agonistas do receptor de GLP-1. O uso desses medicamentos não impede a doação, mas pode levar à inaptidão temporária, conforme critérios clínicos.
Os agonistas de GLP-1 são medicamentos injetáveis ou orais que simulam a ação do hormônio incretina GLP-1, sendo indicados para o tratamento do diabetes tipo 2 e da obesidade. Eles atuam reduzindo o apetite, retardando o esvaziamento do estômago e estimulando a liberação de insulina, contribuindo para o controle da glicemia e a perda de peso.
Entre os medicamentos citados estão semaglutida (Ozempic, Wegovy e Rybelsus), liraglutida (Victoza e Saxenda), dulaglutida (Trulicity) e tirzepatida (Mounjaro e Zepbound).
Novos critérios para doadores
De acordo com a Nota Técnica, pessoas que fazem uso de medicamentos emagrecedores deverão passar por triagem clínica específica antes da doação. O documento estabelece inaptidão temporária de 14 dias nos seguintes casos:
- início recente do uso do medicamento;
- aumento recente da dose;
- presença de sintomas como náuseas, vômitos, diarreia persistente ou sinais de desidratação.
O prazo começa a contar após a resolução dos sintomas ou estabilização da dose. A medida busca reduzir riscos ao doador, como queda de pressão, desmaios e desequilíbrio hidroeletrolítico durante ou após a coleta.
Durante a triagem, os hemocentros deverão questionar os candidatos sobre a data de início ou alteração da dose, sintomas gastrointestinais, sinais de desidratação e se houve compartilhamento de medicação injetável. Em situações específicas, o período de inaptidão poderá ser ampliado por segurança.
Critérios gerais para doação de sangue
Além das orientações sobre medicamentos, o Ministério da Saúde reforça os critérios gerais para doação:
- Idade: entre 16 e 69 anos. Menores de 18 devem estar acompanhados de responsável legal, salvo casos de emancipação. A primeira doação só pode ocorrer até os 60 anos.
- Peso: embora a legislação permita doadores a partir de 50 kg, a Rede Hemosul-MS aceita apenas pessoas com 51 kg ou mais, por segurança.
- Intervalo de doação: homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalo mínimo de dois meses; mulheres, até três vezes, com intervalo de três meses.
- Doenças impeditivas: incluem doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, câncer e doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como hepatite, aids e sífilis.
- Medicamentos: alguns remédios impedem temporariamente a doação e devem ser informados durante a entrevista.
- Vacinas: geram inaptidão temporária; a recomendação é doar antes da vacinação.
- Alimentação: é obrigatório estar bem alimentado. A doação não deve ser feita em jejum, apenas evitando alimentos gordurosos antes da coleta.



