Apesar de não ter nenhuma suspeita do Novo Coronavírus, Dourados publicou no Diário Oficial do Município na edição de ontem (2), um manual para que os profissionais saibam lidar com possíveis casos do vírus. A publicação determina também que pacientes infectados ficarão isolados no HV (Hospital da Vida) ou no HU (Hospital Universitário).
As duas unidades foram escolhidas porque segundo a Secretaria Municipal de Saúde são as unidades preparadas para atender alta complexidade na cidade. No entanto, a pessoa que supostamente apresentar os sintomas do Covid-19 – como o vírus também é chamado -, deverá procurar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento Comunitário) ou a UBS (Unidade Básica de Saúde). Além disso, profissionais da vigilância epidemiológica realizará uma avaliação.
Essa etapa de avaliação é fundamental, pois será quando os agentes irão identificar os sinais de doenças respiratórias ou se a pessoa viajou para um dos 15 países, além da China, em que existem casos confirmados do Coronavírus.
Caso fique confirmado a suspeita, e o paciente não esteja em estado considerado grave, ele será orientado a quarentena domiciliar, seguindo todas as precauções necessárias para evitar disseminação. Do contrário, a pessoa deverá ser encaminhada para o HV ou HU.
Exames em Campo Grande
As coletas das secreções dos pacientes serão coletadas e enviadas para análise no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), em Campo Grande. Lá, serão realizados os testes para influenza e outros vírus respiratórios.
Sendo a primeira amostra negativa, a segunda será encaminhada para o laboratório de referência para realizar exame específico para Coronavírus, em São Paulo.
Atualização
No fim da tarde de ontem (2), a SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgou novo boletim da doença em Mato Grosso do Sul. É importante destacar, que nove casos estão sendo monitorados, sendo um em Ponta Porã, e oito em Campo Grande. As notificações do Covid-19 totalizam 16.
Essas pessoas passarão por países como Tailândia, China, Alemanha, Itália, Roma e Paris.
O Brasil tem dois casos confirmados de Coronavírus no país.