
Homens e mulheres estão cada vez mais preocupados com questões estéticas e com a saúde da pele. Vale lembrar que os sinais da idade, como linhas de expressão, costumam surgir, principalmente, por conta da diminuição na produção de colágeno — proteína produzida pelo nosso organismo e que tem o papel de manter a firmeza, elasticidade e o viço da cútis.
Sendo assim, quanto menor a produção da substância, mais fortes serão os sinais que começam a aparecer de maneira mais acentuada com rugas profundas e flacidez da pele.
Além dessa perda natural, que ocorre, principalmente, a partir dos 30 anos, alguns hábitos podem acelerar e muito a diminuição do colágeno. Por isso, o ideal seria evitá-los.
São eles:
- Exposição excessiva ao sol: Para quem não sabe, a exposição prolongada ao sol sem proteção adequada, causa danos à pele devido à radiação ultravioleta.
- Dormir mal: Um sono irregular interfere na recuperação da pele durante a noite, resultando no surgimento de linhas finas, olheiras e uma pele opaca.
- Estresse: O estresse afeta a capacidade de defesa da pele e a produção de hormônios.
- Sedentarismo: A prática regular de atividade física ajuda na circulação sanguínea, quando se é sedentário, essa circulação é afetada resultando em uma pele flácida.
- Consumo de álcool: O consumo de álcool pode causar inflamação e danos às células da pele, além de contribuir para a desidratação dela, causando a perda de elasticidade.
Considerações finais
O aparecimento das rugas e linhas de expressão costumam incomodar bastante homens e mulheres. Vale lembrar que isso está muito atrelado a diminuição na produção do colágeno.