Menu
Sábado, 21 de setembro de 2024

Ex-presidente da Assembleia Legislativa, Walter Carneiro, prepara a sua biografia

Um dos mais respeitados políticos

03 de jun 2021 - 20h:48 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

O ex-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Walter Benedito Carneiro, está preparando a sua biografia. Ele é um dos mais respeitados políticos.  

Walter tem 80 anos e no livro ele contará sua trajetória de vida, assim como a vida política, que será escrita pelo jornalista de Corumbá, Edson Moraes, cujo nome do livro será ‘ Bugre Rima com Estrelas’.  

Autor da emenda constitucional que criou a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), com sede em Dourados, sua base eleitoral, Walter Carneiro sempre foi visto como um político sério, não apenas pelo fato de ter se dedicado à fundação da instituição de ensino que hoje compõe o grande polo universitário douradense, mas pelas suas obras e projetos voltados à educação.  

O parlamentar já foi homenageado pela própria instituição universitária, que deu o nome ao Bloco A: "Deputado Walter Benedito Carneiro" (Piso superior), onde funciona a PROAP (Pró-Reitoria de Administração e Planejamento).

Walter teve três mandatos de deputado estadual e deve dar ênfase a história da Assembleia Estadual Constituinte, da qual fez parte com outros 17 colegas deputados.

A Fundação Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul foi concebida na primeira Constituinte do Estado, em 1979, e implantada em 1993.  

Médico veterinário formado pela UFF (Universidade Federal Fluminense) do Rio de Janeiro, Walter Carneiro é casado com Elizete Vieira Carneiro e tem quatro filhos: Walter Carneiro Júnior, advogado e diretor-presidente da Sanesul; João Alfredo, advogado e Auditor do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado); Kassilene, empresária do ramo hoteleiro, e Graziele, dentista.  

Ele é autor de dois livros, cujos nomes são: Exercício de Democracia I e Exercício de Democracia II.  

Walter Carneiro foi eleito deputado Constituinte em 1979/83, deputado estadual na legislatura 1983/87 e também na de 1987/91.

O grande orgulho da população douradense e fato inédito até hoje foi quando um político local chegou à Presidência da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, durante a 2ª Legislatura (Fevereiro de 1983 a Janeiro de 1985), oportunidade em que Carneiro garantiu grandes investimentos e conquistas não apenas para a cidade, mas para toda a região.  

Também foi líder do Governo na Assembleia Legislativa do visionário governador Pedro Pedrossian, de quem teve aval para sua brilhante ideia de fundação da UEMS.

Teve papel fundamental na emancipação de municípios, como o projeto de lei que criou Douradina e Júti, este último desmembrado de Caarapó.  

Criou ainda vários distritos, como Cruzaltina em Douradina; Vila Formosa, em Dourados; Presidente Castelo em Deodápolis; Morraria do Sul, em Bodoquena; Santa Terezinha, em Itaporã, além da denominação de Distrito de Indápolis, em Dourados.

"Na área jurídica, criamos a Comarca de Itaporã e a de Bandeirantes, além da criação da Entrância Especial de Dourados, emenda de minha autoria ao Código de Organização Judiciária e que foi acatado pelo Tribunal de Justiça na presidência do desembargador Gerval Bernardinho", descreveu ele.

Carneiro também exerceu cargo na Câmara de Vereadores de Dourados, onde atuou por dois mandatos, no período de 1973/78.

Por iniciativa do ex-vereador Walter Brandão da Silva, o ex-deputado foi homenageado pela Câmara Municipal, em sessão solene no dia 4 de dezembro de 1992, com o título de Cidadão Douradense.  


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias