Um prédio de quatro andares localizado em Rio das Pedras, Zona Oeste do Rio de Janeiro, desabou na madrugada desta quinta-feira (3).
Até então, os bombeiros trabalham com a hipótese de três pessoas soterradas, sendo uma mulher, um homem e uma criança.
Inicialmente, o Corpo de Bombeiros havia falado em 12 pessoas resgatadas. A informação foi atualizada no começo da manhã pelo comandante da corporação, coronel Leandro Monteiro, que confirmou o resgate de apenas três vítimas na madrugada e que pelo menos outras três estariam sob escombros aguardando o resgate.
"O que posso afirmar é que estamos em contato direto com uma vítima feminina. O local é de difícil acesso, de risco para os bombeiros - eles estão trabalhando sob os escombros e equipados com equipamento de segurança individual. É um trabalho de muita calma, muita paciência, nossos cães estão nos ajudando bastante. Estamos lidando com informações diferentes a cada momento. Localizamos uma vítima feminina e ela afirma que há mais duas vítimas", afirmou o comandante dos bombeiros.
Segundo o coronel, seis ambulâncias estão no local e uma aeronave da corporação está próxima.
Ao todo, 112 bombeiros estão envolvidos nos trabalhos de busca e resgate.
"A maior dificuldade é conscientizar os moradores dos prédios vizinhos a deixarem suas casas e seguirem para um local seguro", ressaltou.
A Defesa Civil está no local e os técnicos avaliam os danos que foram causados em outros quatro imóveis, vizinhos ao que desabou, um ao lado direito e três em frente.
Moradores de imóveis vizinhos disseram que começaram a ouvir estalos por volta de 2h e o imóvel ruiu por volta de 3h20.
Também relataram que, após o desabamento, houve um incêndio no local. O fogo foi controlado pelos bombeiros.
Moradores relataram que outro imóvel, onde funcionaria uma lan house, foi afetado no momento do desabamento e o estabelecimento estaria lotado de jovens.
Uma testemunha, porém, afirmou que todos foram retirados do local sem ferimentos.