Menu
Quarta, 26 de junho de 2024

Semana do Meio Ambiente de 3 a 7 de junho aborda ‘Mudanças Climáticas: pensar globalmente, agir localmente’

O evento é aberto ao público e haverá emissão de certificados de participação para os interessados.

03 de jun 2024 - 10h:10 Créditos: Redação
Crédito: Divulgação

Em celebração ao Dia Nacional do Meio Ambiente, em 5 de junho, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdam) e o Instituto Municipal de Meio Ambiente de Dourados (IMAM) realizam, juntos, de segunda (3) a sexta-feira (7), a XXI Semana do Meio Ambiente com o tema “Mudanças Climáticas: pensar globalmente, agir localmente.

Segundo o arquiteto e urbanista, Ronaldo Ramos, que preside do Comdam, as atividades terão início nesta segunda-feira (03) com a palestra magna ministrada por Charlei A. da Silva, Doutor em Geografia e pesquisador do curso de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFGD, além de ser o coordenador do Laboratório de Geografia Física e Pesquisador do CNPq.

A cerimônia de abertura será às 19 horas, no Auditório do Bloco I, da Unigran. Autoridades locais marcarão presença para dar início oficial às atividades. O evento é aberto ao público e haverá emissão de certificados de participação para os interessados.

Entre os dias 04 e 07 de junho, a XXI Semana do Meio Ambiente promoverá várias palestras itinerantes que serão oferecidas as escolas municipais e estaduais de Dourados, cujas escolas interessadas terão que entrar em contato no IMAM.

Os temas que serão abordadas em palestra para escolas municipais: Museu de Biodiversidade ao alcance de todos (UFGD); Educação Ambiental nas Escolas e Comunidades (Guarda Municipal Ambiental); Desafios da Coleta Seletiva e a Importância da Reciclagem (Agecold); Efeitos Climáticos: jogos online no Combate à Dengue (Unigran); e Projeto Florestinha na Educação Ambiental (Policia Militar Ambiental). 

Já nas escolas estaduais, as palestras serão sobre Qual seu papel na Conservação do Meio Ambiente? (Unigran); Sustentabilidade Ambiental e Justiça Social (Anhanguera); Plano Diretor de Dourados e a Vulnerabilidade Ambiental (NGP Núcleo Gestor Participativo do Plano Diretor de Dourados).   

Além das palestras, durante a semana haverá também ecovistas a locais estratégicos para a gestão ambiental e a educação ecológica, como Embrapa, Aterro Sanitário Municipal de Dourados, Estação de Tratamento de Água e às Coleções e Laboratórios da UFGD. Essas visitas vão proporcionar aos participantes um olhar prático sobre como as instituições locais estão trabalhando para mitigar os impactos ambientais e promover a sustentabilidade.

“As atividades têm como objetivo educar e sensibilizar toda a comunidade escolar sobre a importância da sustentabilidade e das ações locais no combate às mudanças climáticas”, explica Ronaldo Ramos.

Já o diretor-presidente do Imam, Ademar Roque Zanatta, destaca que a “Semana do Meio Ambiente tem grande relevância, incentiva a reflexão e a ação local frente às mudanças climáticas e reafirma o compromisso da população com a preservação do meio ambiente”.

Todas as atividades serão realizadas em colaboração voluntaria com diversas instituições: Unigran, UFGD, UEMS, Anhanguera, Ibama, Sanesul, Embrapa, Agecold, Policia Militar Ambiental, Guarda Municipal Ambiental, NGP – Núcleo Gerenciamento do Plano Diretor de Dourados, e apoio das entidades representativas da sociedade que compõem o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Dourados – Comdam.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias