Menu
Domingo, 22 de dezembro de 2024

Covid-19: a importância de tomar a segunda dose da vacina

A segunda dose garante a eficácia da vacina

03 de ago 2021 - 10h:51 Créditos: JACQUELINE EZIDIO
Crédito: Google

Prefeitura de Dourados a favor da vida.

Dose 2 - A Sems (Secretaria Municipal de Saúde) informa que aplicou todas as “Doses 1” de vacinas contra a Covid-19 na segunda-feira (2). Agora, a Imunização será focada na aplicação de “Doses 2” das vacinas Coronavac, Pfizer e AstraZeneca.

A maioria das vacinas utilizadas contra a Covid-19 usa duas doses para imunização. CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer, vacinas que fazem parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), precisam das duas doses, em intervalos diferentes, para que o esquema vacinal seja completo. A única exceção, até o momento, é o imunizante desenvolvido pela Johnson&Johnson, que utiliza apenas uma dose.

Por que precisamos de duas doses da vacina?

Os estudos das vacinas foram feitos com a imunização em duas doses. Ou seja, a eficácia prometida pelas empresas foi determinada a partir dos testes com duas aplicações. Além de aumentar a proteção, a segunda dose ajuda a prolongar essa proteção.

A primeira dose vai provocar um estímulo da resposta do nosso sistema imune. Quando você toma a primeira dose, ela já provoca que o nosso sistema de defesa comece a produzir os anticorpos. Mas uma dose não é suficiente, vamos precisar de um reforço. Esse reforço fará com que a produção de anticorpos seja melhor ainda e nos deixe imune por mais tempo. A eficácia da vacina se torna maior, melhor e mais duradoura com a segunda dose", explica o infectologista Gustavo Magalhães.

A epidemiologista Carla Domingues alerta que ainda não sabemos o que pode acontecer com quem recebe só uma dose.

"Ainda poderemos ter casos graves e óbitos nessas pessoas com esquema incompleto? Não sabemos. Por isso é fundamental que municípios recuperem essas pessoas, que chamem todo mundo e que a gente possa garantir o maior número de pessoas vacinadas."


Posso tomar a segunda dose fora do prazo?


Mesmo fora do prazo é preciso completar a imunização para obter uma boa resposta imune. A vacina não protege só quem se vacina, ela cria uma barreira na comunidade, diminuindo as possibilidades de alguém se infectar.

"Quem deixou de tomar a segunda dose deve ir ao posto de vacinação. Quanto antes, melhor. De forma geral, a segunda dose é importante para alcançar uma melhor proteção. Quanto mais tempo você demorar, de certa forma isso está fragilizando sua proteção".



Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias