Em Dourados, Mato Grosso do Sul a campanha de vacinação continua até o final de novembro, contra a poliomielite para os jovens de até 15 anos e para a população de 20 a 49 anos devem se vacinar contra o sarampo.
Essa decisão foi tomada pela Secretaria Municipal de Saúde após reunião entre os departamentos de Vigilância em Saúde e Atenção Primária a Saúde. A imunização pode ser feito em todos os postos de saúde, tanto nos perímetros rurais quanto nas urbanas.
O diretor Edvan Marcelo, da Coordenação do Núcleo de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, ressalta que, “as campanhas têm como objetivos reduzir o risco de reintrodução de diversas doenças no país, oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação dessas doenças”, destaca.
Todas as medidas devem ser tomadas para evitar o contágio do coronavírus quando for às unidades de saúde, porém não deve deixar de vacinar quem precisa.
Ainda é baixo o número de vacinação, não só em Dourados, mas no Brasil todo, por isso que a campanha foi prorrogada.