
A secretaria de saúde de Mato Grosso do Sul alerta para os casos de dengue que tem acontecido no estado, desde janeiro foram registrados 70,5 mil notificações e 42 óbitos. Sendo 55,7% mulheres e 44,3% homens.
“Aproveite o isolamento social para verificar nas residências se existe o criadouro do mosquito da dengue. Nós somos o segundo Estado no ranking nacional desta doença que tem ceifado muitas vidas”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.
“Infelizmente, muitas pessoas não estão colaborando, existem muitos focos nas residências que precisam ser eliminados pelos próprios moradores, considerando que 80% dos criadouros se concentram nas residências”, ressalta a diretora-geral de Vigilância em Saúde da SES, Larissa Castilho.
As cinco cidades com mais casos de dengue, são: Douradina, São Gabriel do Oeste, Anaurilândia e Ponta Porã. Em MS foram transmitidas pelo Aedes aegypti, 195 casos de Chikungunya e 71 Zika, as duas com nenhuma vítima fatal.
O governo de Mato Grosso do Sul por meio da SES tem dado suporte para os moradores das cidades para combater o mosquito.
“Fizemos reuniões por meio de videoconferência com os 79 municípios para uniformizar as ações de combate ao Aedes aegypti e traçamos novas estratégias para novo período epidêmico que se aproxima”, finaliza o coordenador.