Novembro Azul é uma campanha que busca conscientizar a respeito da necessidade da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, além da importância de cuidados integrais com a saúde do homem.
Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em favor da saúde masculina. O câncer de próstata é a doença que mais afeta os homens.
No Brasil está campanha foi criada pelo Instituto "Lado a Lado pela Vida", com o propósito de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque.
O mês foi escolhido porque abriga, no dia 17, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
Na fase inicial, essa doença não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, aproximadamente 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura e os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Os fatores de riscos são as pessoas que já tem incidência de histórico de câncer na família e a obesidade.
A única forma de tratamento é o diagnostico precoce desta doença. Devem ir ao urologista, homens com mais de 45 anos, que tem condições de riscos ou acima dos 50 anos, todos devem fazer o toque retal.
São cerca de 20% dos pacientes que descobrem a doença apenas pelo toque.
O tratamento depende de vários aspectos como, o estado de saúde atual e a expectativa de vida.
Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.