Menu
Quinta, 18 de setembro de 2025

Em seis meses, mais de 11 mil números de telemarketing foram bloqueados em MS

Ligações indesejadas podem ser bloqueadas por meio de ferramenta do Procon

03 de nov 2021 - 13h:20 Créditos: Correio do Estado
Crédito: Divulgação

Ligações indesejadas e insistentes de telemarketing tem motivado cada vez mais reclamações à Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon) em Mato Grosso do Sul.

De maio a outubro deste ano, 11.070 números de telefone foram bloqueados por consumidores que se sentiram incomodados ou prejudicados com as ligações.

O bloqueio é feito por meio de cadastro na ferramenta Bloqueio de Telemarketing – Bloqtel, que visa impedir que novas ligações sejam realizadas pelo número cadastrado.

O Bloqtel é parte integrante do Procon, sendo o cadastro para paralisação de contatos indesejados realizado de forma gratuita.

Conforme o Procon, as maiores incidências ocorreram nos meses de julho, com 6.646 bloqueios, agosto com 1.171 e maio com 1.114.

Maioria das ligações são para oferecer planos e pacotes de operadoras de telefonia, além de serviços financeiros.

Como bloquear

Para utilizar o serviço, consumidor deve realizar um cadastro, diretamente no site, fornecendo números do RG e CPF, endereço com CEP e cadastrar os números do telefone que deseja bloquear para recebimento de ligações. 

A partir de então, é efetuado o bloqueio e o número indicado não mais ligará para o cliente.  

Com o cadastro, o consumidor pode acessar sempre que desejar um novo número. 

No entanto, o Procon ressalta que o Bloqtel não impede outras ligações, como por exemplo, cobranças, se limitando ao telemarketing, que é a oferta de serviços e produtos variados.  

O sistema também não bloqueia organizações portadoras do título de utilidade pública, institutos de pesquisas, órgãos governamentais e as organizações políticas. 

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias