Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

EUA confirmam casos de Ômicron em cinco estados do país

Autoridades de saúde suspeitam que mais casos da variante possam ser detectados por todo o território americano

03 de dez 2021 - 17h:36 Créditos: R7
Crédito: DAVID RYDER / GETTY IMAGES VIA AFP

Os Estados Unidos confirmaram casos de Covid-19 com a variante Ômicron do coronavírus em Califórnia, Minnesota, Colorado, Havaí e Nova York, e suspeitam que a nova cepa esteja presente em mais partes do país, informou nesta sexta-feira (3) Rochelle Walensky, diretora dos CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças).

Walensky disse que o grupo de trabalho da Casa Branca para a pandemia está trabalhando "de perto" com as autoridades de saúde locais para investigar casos suspeitos em outros estados.

Na última quarta-feira (1º), os EUA confirmaram o primeiro caso americano da variante Ômicron, detectado na Califórnia. De acordo com Walensky, o país "está equipado e preparado" para combater a nova variante do vírus, frisando que os CDC estão continuamente monitorando a eficácia das vacinas.

Além disso, "estamos realizando uma investigação exaustiva dos primeiros casos de Ômicron para compreender a propagação e a gravidade da doença com a Ômicron", disse a diretora dos CDC.

Apesar do alarme sobre a variante, detectada pela primeira vez na semana passada na África do Sul, Walensky disse que 99,9% das infecções nos EUA são hoje causadas pela mutação Delta do coronavírus.

"A Delta continua provocando casos pelo país, especialmente naqueles que não estão vacinados", informou.

O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou na quinta-feira (2) uma estratégia para conter a pandemia e minimizar o impacto da Ômicron, na esperança de não impactar muito a economia e o turismo.

O plano de Biden inclui uma medida que entrará em vigor na segunda-feira (6), exigindo que todos os viajantes que chegam aos EUA testem negativo para o coronavírus nas 24 horas seguintes ao voo, em vez das 72 horas anteriormente exigidas.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias