Mato Grosso do Sul inicia a quarta-feira (3) sob alerta de chuva emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O aviso amarelo prevê acumulados de até 50 milímetros, rajadas de vento que podem chegar a 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. O alerta abrange todos os municípios do Estado e permanece válido durante a manhã.
Apesar da instabilidade, o risco de danos mais severos — como interrupção no fornecimento de energia, prejuízos a lavouras, queda de árvores e alagamentos — é considerado baixo.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a formação de uma área de baixa pressão atmosférica, somada à atuação de cavados e à influência de uma frente fria no oceano, favorece o desenvolvimento de tempestades. Os fenômenos podem vir acompanhados de raios, ventos fortes e episódios pontuais de granizo. A previsão indica que o tempo segue instável até o fim da manhã desta quarta-feira.
Em Campo Grande, há chance de chuva ao longo do dia, com termômetros variando entre 21°C e 23°C nas primeiras horas e atingindo máximas de 27°C a 28°C.
No sul do Estado, incluindo a região de Dourados e Cone-Sul, as mínimas devem ficar entre 20°C e 21°C, enquanto as máximas variam de 30°C a 31°C. Já no Pantanal e no sudoeste, as temperaturas oscilam de 20°C a 21°C, com picos de 27°C a 31°C.
Nas regiões do Bolsão, leste e norte, os valores devem ser mais elevados: mínimas entre 23°C e 25°C e máximas que podem alcançar de 30°C a 35°C.




