A prefeita da cidade de Carlinda, a cerca de 750 quilômetros de Cuiabá (MT), Carmelinda Leal Martines Coelho (União Brasil), renunciou ao cargo nesta 3ª feira (3.jan) após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais de outubro.
Conhecida por ser apoiadora de Jair Bolsonaro (PL), ela já havia manifestado a possibilidade de saída caso o resultado do pleito fosse favorável ao petista.
"Minhas convicções políticas me colocaram na contramão da Administração que se inicia no dia 01/01/2023, pelo novo Presidente da República, e, por isso, não tenho forças para continuar dando o melhor de mim a frente do Poder Executivo Municipal," disse a prefeita em carta de renúncia.
"Minhas lutas, incansáveis, duradouras e vitoriosas, poderão se tornar doloridas e dotadas de consequências prejudiciais a toda população, justamente pelo desalinhamento que nutro com o novo Presidente. Deste modo, com a mesma lucidez que me candidatei a Prefeita por 02 (duas) vezes, tomo a decisão de deixar o poder e o faço com tranquilidade", completou.
Desta forma, a Câmara Municipal informou que Carmelinda tinha concordado em ficar no cargo até o dia 31 de janeiro para que seu sucessor, o vice-prefeito Pastor Fernando Ribeiro (PSC), possa assumir o cargo.
Carmelinda foi eleita em 2016 e reeleita em 2020, quando obteve mais de 90% de aprovação, conquistando 4.646 votos da população de Carlinda.