Menu
Segunda, 23 de dezembro de 2024

Com 6 fazendas alugadas em MS, Globo investe pesado no remake de Pantanal

Nova versão da novela Pantanal, sucesso de 1990, tem previsão de estreia para 28 de março

04 de fev 2022 - 09h:45 Créditos: Campo Grande News
Crédito: Ruan Rocha/Arquivo Pessoal/ReproduçãoGshow

A Rede Globo tem investido pesado na produção do remake da novela Pantanal, principal aposta de sucesso da emissora para este ano. Além de alugar as fazendas que serviram de pano de fundo para as externas em Mato Grosso do Sul, cenários fixos também foram construídos nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro.

“Foram seis fazendas que deram suporte direto para as gravações, sendo três delas usadas como locação, com tudo que fosse fundamental para as nossas cenas”, explica o cenógrafo da novela, Alexandre Gomes de Souza, em entrevista divulgada à imprensa pela Globo, divulgada pelo portal Notícias da Tv.

Uma das fazendas, inclusive, pertence ao cantor sul-mato-grossense, Almir Sater, que atuou na primeira versão da novela, em 1990 e também fará participação no remake. “Pantanal foi um divisor de águas na minha vida. Comecei a trabalhar muito, como nunca antes, ganhei meu dinheirinho e logo comprei essa terra aqui onde estamos. Insisti dez anos para que a antiga proprietária me vendesse, antes da novela. Quando fiz Pantanal, ela aceitou”, conta o cantor. A mesma fazenda foi palco das gravações da primeira versão da novela.

Rogério Gomes, diretor artístico, Bruno Luperi, autor, e dois produtores da nova versão visitaram outros locais, até optarem pela região de Nhecolândia. “Quando viajamos ao Pantanal para a escolha das locações, não sabíamos exatamente o que esperar. Sabíamos, é claro, da exuberância e da riqueza da região. Ao nos depararmos com tudo aquilo, não havia dúvidas de que encontramos o local ideal, que não por coincidência foi o mesmo local onde as gravações da novela aconteceram há mais de 30 anos. É um dos lugares mais bonitos do Pantanal”, explica o cenógrafo.

Como o local fica a cerca de quatro horas da cidade mais próxima, Aquidauana, as seis fazendas também serviram de almoxarifado. Foram necessários 12 caminhões, de 12 toneladas cada um, para carregar todo o material de produção, de arte, cenografia, figurino e tecnologia.

Já nos Estudios Globo foram construídos os cenários internos, como o da casa de José Leôncio, a tapera da família Marruá, o galpão dos peões, dentre outras áreas. Conforme a nota divulgada pela Globo, 40% das cenas foram gravadas nas fazendas do Pantanal, 20% em outra parte da região, e o restante será rodado nos cenários fixos, no Rio de Janeiro.

Escrita por Bruno Luperi, baseada na novela original escrita por Benedito Ruy Barbosa, Pantanal tem previsão de estreia para 28 de março, após Um Lugar ao Sol.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias