Menu
Quinta, 05 de fevereiro de 2026

INSS retoma atendimento presencial em agências do país

Modernização dos sistemas deve reduzir pela metade o tempo de processamento dos benefícios.

04 de fev 2026 - 08h:43 Créditos: Redação
Crédito: Rafa Neddermeyer

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomou, nesta semana, em todo o Brasil, os atendimentos presenciais ao público e o funcionamento da Central 135. Os serviços haviam sido temporariamente suspensos devido a uma manutenção programada na infraestrutura tecnológica do órgão.

Além do retorno do atendimento presencial, o simulador de aposentadoria — ferramenta disponível no aplicativo Meu INSS — voltou a operar nesta quarta-feira (4). A plataforma digital é amplamente utilizada pelos segurados e, somente em 2025, registrou uma média mensal de 134 milhões de acessos.

De acordo com o Ministério da Previdência Social, a paralisação foi necessária para a conclusão da migração do último computador de grande porte da Dataprev para um sistema mais moderno. A empresa pública é responsável pelo processamento das informações e pela tecnologia que sustenta as políticas sociais do país.

O processo de modernização envolveu cerca de 220 profissionais e foi realizado entre o dia 28 de janeiro e o último domingo. Segundo o governo, a atualização foi concluída com êxito.

Para minimizar os impactos aos segurados, o INSS antecipou perícias médicas e avaliações sociais agendadas para o período de interrupção. Também foi autorizado o reagendamento dos atendimentos para quem não conseguiu comparecer.

Com a nova infraestrutura, a expectativa do Ministério da Previdência é reduzir o tempo de processamento da folha de pagamento de benefícios, que deve cair de 96 para 48 horas, além de ampliar e aprimorar os serviços digitais oferecidos à população.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias