![](assets/uploads/blog/2020-03-04/24475d461a60d0eea5ead4647636a2db.jpg)
A Polícia Civil de Rio Brilhante divulgou nesta quarta-feira (4), nota sobre a Operação ‘Pan-Óptico’ deflagrada naquele município, bem como na PED (Penitenciária Estadual de Dourados), em Dourados, e na Máxima de Campo Grande. Pelo menos nove pessoas foram presas e apreendidas.
De acordo com o informado, foram expedidos 27 mandados de prisão, outros de busca domiciliar e duas internações provisórias. Como informado mais cedo, o objetivo da operação é desarticular esquema de tráfico de drogas e também de outros crimes, o que resultou na prisão de homens e mulheres, e também adolescentes que tinham diversas funções, entre elas, a de líderes.
Essas pessoas que ficam à frente ‘coordenando’ os trabalhos eram responsáveis por encomendar a venda e distribuição de drogas. Já outros integrantes espalhados pela cidade, tinham o dever de comercializar os ilícitos. O grupo era tão organizado que tinham pessoas que prestavam serviço de apoio como recolhimento de dinheiro, depósito dentre outras atividades.
Foram seis meses de investigação e durante este período, ainda conforme informa a nota, mais de 20 pessoas relacionadas à organização já haviam sido presas ou apreendidas em flagrante, além das apreensões de drogas.
Em Rio Brilhante, os policiais executaram oito mandados de buscas. Em relação aos [mandados de] prisão, cinco pessoas foram presas preventivamente, e um adolescente internado de forma provisória.
Também foram cumpridos quatro mandados no Estabelecimento Penal Feminino, e seis na PED – como já citado no início da reportagem -, e três em Campo Grande.
A operação contou com polícias de Rio Brilhante, SIG (Setor de Investigações Gerais) e Defron (Delegacia Especializada de Repreensão aos Crimes de Fronteira) de Dourados, Nova Alvorada do Sul, Itaporã, e o Canil da Polícia Militar de Dourados.
A operação
‘Pan-Óptico’ é um termo utilizado para designar uma penitenciária ideal, concebida pelo filósofo e jurista inglês Jeremy Bentham, em 1785, que permite a um único vigilante observar todos os prisioneiros, sem que estes possam saber se estão ou não sendo observados.
*Com Rio Brilhante em Tempo Real