Menu
Sábado, 23 de novembro de 2024

Centro de Segurança Cibernética do Inatel oferece curso para ISPs se preparem para operar no 5G

A iniciativa conta com o apoio da multinacional Huawei, do Instituto Mediterrâneo de Risco, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – IMREED e da empresa Sikur

04 de mar 2022 - 13h:22 Créditos: Times Brasília
Crédito: Reprodução/Divulgação

O Centro de Segurança Cibernética do Inatel (CxSC), em parceria com a Huawei, o IMREED e a Sikur, irá oferecer um curso gratuito sobre Telecomunicações, Redes Móveis e Segurança Cibernética aos ISPs (provedores de serviços de internet) nacionais, que se preparam para iniciar suas operações na quinta geração de comunicações móveis, 5G. 

A intenção é capacitar, entre os meses de junho e julho de 2022, cerca de 120 colaboradores para trabalhar com as principais tecnologias e redes que compõem o mundo das telecomunicações, bem como, apresentar os princípios, fundamentos e evoluções tecnológicas das redes móveis, do 1G ao 5G, e as principais técnicas de segurança cibernética que devem ser aplicadas a elas.

O curso será oferecido de forma presencial, no campus do Inatel em Santa Rita do Sapucaí, e terá duração de 32 horas, divididas em atividades teóricas e práticas. As atividades práticas serão desenvolvidas nos laboratórios da instituição equipados com dispositivos de última geração fornecidos pela Huawei e, também, com sistemas de segurança e estudos de casos fornecidos pela Sikur e pelo IMREED. 

“O curso de Telecomunicações, Redes Móveis e Segurança Cibernética em 5G do Inatel chega em boa hora porque, além das grandes operadoras, os ISPs regionais também investem na construção de suas redes. Ademais, a tecnologia será aplicada nas diversas verticais da indústria e, portanto, muito importante a formação de profissionais capacitados na area. A Huawei investe mais de U$ 1Bi ao ano em cibersegurança e apoia ativamente a iniciativa do Inatel CxSC (Centro de Segurança Cibernética)”, ressalta Marcelo Motta, Diretor de Soluções e Cibersegurança da Huawei para América Latina.

A iniciativa é a primeira capacitação oferecida pelo Centro de Segurança Cibernética, desde o seu lançamento em 2021. Com uma equipe com cerca de 30 integrantes, incluindo professores, especialistas, estagiários e bolsistas de Iniciação Científica, o Centro alcançou vários objetivos em seu primeiro ano de trabalho, graças ao forte apoio dos parceiros. A equipe publicou trabalhos de pesquisa em congressos nacionais e internacionais, com destaque a um artigo no periódico IEEE Sensor Letters. Também fez apresentações em importantes eventos do setor e promoveu competições relacionadas ao tema, envolvendo estudantes de graduação.


A parceria prevê, para o segundo semestre de 2022, a criação de um segundo treinamento focado em Redes Privativas, Edge, Cloud Computing, IoT e Inteligência Artificial. “Além dos cursos, estamos trabalhando também em outras atividades de formação e propagação de conhecimentos na área de LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), em informativos sobre principais ameaças cibernéticas e medidas de mitigação e prevenção das mesmas e na promoção do Segundo Fórum Nacional de Cibersegurança, que deve ocorrer em outubro de 2022”, destaca o coordenador adjunto do CxSC, professor Guilherme Aquino.

Sobre o Inatel

O Inatel é um centro de ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, criado em 1965, em Santa Rita do Sapucaí, sul de Minas Gerais, conhecida como o Vale da Eletrônica. Foi a primeira instituição de ensino superior de Engenharia de Telecomunicações do Brasil e, atualmente, oferece sete graduações em Engenharia, além de cursos de pós-graduação lato sensu, cursos a distância e Mestrado e Doutorado em Telecomunicações. 

Além de formar profissionais, o Inatel transfere tecnologia ao mercado nas áreas de desenvolvimento de software, hardware, consultoria e calibração de equipamentos. Possui parcerias com empresas de tecnologia nacionais e multinacionais e é unidade Embrapii, responsável por apoiar o desenvolvimento e a inovação no Brasil.

Mais informações no site www.inatel.br.

Sobre a Huawei

A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo de acordo com a Forbes. A companhia tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação e é dedicada à inovação centrada no cliente. 

Com sólidas parcerias com a indústria local, está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação, e com a transformação digital, oferecendo soluções de nuvem e servidores de Huawei Cloud, em mais de 170 países e territórios. Com mais de 190 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. 

A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. Por meio da subsidiária Huawei Digital Power, a empresa desenvolve dispositivos inteligentes voltados para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica, aumentando a eficiência energética em data center, usinas de energia e infraestrutura de telecomunicação.

Há 24 anos no Brasil, é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.

Para mais informações, visite a Huawei online.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias