Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

Infarto silencioso na mulher: Veja os sintomas e como prevenir

.

04 de jul 2021 - 09h:43 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

O infarto silencioso na mulher é caracterizado por um ataque cardíaco que não apresenta os sintomas clássicos, como a presença de uma dor muito forte no peito, em forma de aperto, que surge na região do coração mas que irradia para o braço, maxilar ou estômago.

Dessa forma, muitas mulheres podem estar tendo um infarto cardíaco, mas confundi-lo apenas por um problema menos grave, como uma gripe ou até uma má-digestão.

Assim, sempre que a mulher tiver histórico de doenças cardíacas, pressão alta, colesterol alto ou infarto na família, e houver suspeita de infarto é aconselhado ir imediatamente ao pronto-socorro.  

Além disso, mulheres com maior risco de infarto também dever fazer, pelo menos, uma consulta no cardiologista uma vez por ano, para realizar um check-up da saúde cardíaca.

Sintomas de infarto na mulher

O principal sintoma de infarto é a dor no peito, no entanto, este sintoma nem sempre está presente nas mulheres. O infarto pode se manifestar através de outros sintomas mais leves:

• Enjoo e mal estar geral;

• Cansaço excessivo sem causa aparente;

• Sensação de falta de ar;

• Desconforto na garganta, como se tivesse algo preso nesta região;

• Dor ou desconforto no queixo;

• Batimentos cardíacos irregulares.

Estes sintomas podem surgir sem qualquer esforço físico ou trauma emocional, podendo começar quando a mulher está em repouso e tranquila.

Além disso, podem surgir em conjunto ou separados, podendo muitas vezes ser confundidos pela mulher por situações mais simples, como uma gripe chegando ou um problema de digestão, por exemplo.

O que fazer em caso de infarto

O que se deve fazer durante uma possível situação de ataque cardíaco é acalmar a mulher e chamar o SAMU imediatamente, ligando para o número 192, pois, mesmo produzindo sintomas leves, o infarto na mulher também é muito grave e pode matar em menos de 5 minutos. Além disso deve-se:

• Manter a calma;

• Afrouxar as roupas;

• Ficar sentada recostada no sofá, cadeira ou cama.

Se o infarto levar a um desmaio, é importante que se faça uma massagem cardíaca até a ambulância chegar, pois essa atitude pode acabar salvando a vida dessa pessoa.  

Se a mulher já tiver tido início de um infarto antes, o cardiologista pode ter recomendado a ingestão de dois comprimidos de Aspirina em caso de suspeita de infarto, que devem ser dado para a mulher, de forma a facilitar a passagem do sangue para o coração.  

Quem tem maior risco de ter um infarto

O risco de sofrer um infarto feminino é muito maior em mulheres que apresentam um estilo de vida sedentário ou com o consumo excessivo de alimentos ricos em gordura ou açúcar.

Além disso, permanecer constantemente sob estresse e tomar a pílula anticoncepcional também podem aumentar o risco de ter um infarto.  

Dessa forma, todas as mulheres com algum destes fatores de risco devem fazer, pelo menos, uma consulta no cardiologista uma vez por ano, especialmente após a menopausa.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias