Menu
Quinta, 21 de novembro de 2024

Estudo aponta que dengue pode desencadear quadro de depressão

Pesquisadores notaram que pacientes com a arbovirose tinham maior chance de desenvolver transtornos psiquiátricos

04 de jul 2024 - 21h:25 Créditos: JD1
Crédito: Divulgação

Uma pesquisa, publicada em revista científica nesta semana, apontou que pessoas infectadas pelo vírus da dengue possuem um risco elevado de desenvolverem transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade.

Segundo o estudo, publicado nesta quarta-feira (4) por pesquisadores da National Cheng Kung University e do National Health Research Institutes na revista científica PLOS Neglected Tropical Diseases, pacientes infectados com a doença tiveram maior risco de desenvolver os transtornos tanto em curto quanto longo prazo.

Pesquisas anteriores já chegaram a demonstrar ligação entre a dengue ativa e transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade, no entanto, poucas analisaram o risco ao passar dos meses.

Para o estudo, foram analisados os registros médicos de 45.334 pacientes infectados com o vírus em Taiwan e, para comparação, 226.670 pessoas que não tiveram dengue entre os anos de 2002 a 2015.


O grupo de controle era composto por pessoas que não tinham a doença, mas eram semelhantes em termos de características demográficas, como idade, sexo e condições de saúde.

Foi examinado se os indivíduos que tiveram dengue eram mais propensos a desenvolver ansiedade, transtornos depressivos e distúrbios do sono após a infecção.

Os pesquisadores observaram que os indivíduos com dengue tinham uma probabilidade maior de desenvolver depressão em todos os períodos, incluindo menos de três meses, três a 12 meses e mais de 12 meses após a infecção.

Analisando os dados, foi descoberto que os pacientes tinham um risco maior de desenvolverem transtornos de ansiedade nos primeiros três meses após a infecção e um risco maior de transtornos do sono nos primeiros 12 meses.

“O estudo destaca que existe uma associação significativa entre a dengue e um risco elevado de depressão tanto a curto quanto a longo prazo, ressaltando a necessidade de mais pesquisas sobre os impactos da infecção por dengue na saúde mental”, afirmou um dos autores do estudo no artigo.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias