Crédito: Imagem Ilustrativa retirada da Web A Polícia Militar Ambiental (PMA) capturou 1.337 animais silvestres no primeiro semestre deste ano. O relatório que foi divulgado nesta quarta-feira (4) mostra que em média, 7,5 bichos foram capturados por dia pelos policiais ambientais.
Conforme, o boletim que apresenta os dados aponta um aumento de 59% no número de capturas, em 2021, em relação ao primeiro semestre de 2020. No ano passado, 843 animais silvestres foram resgatados no perímetro urbano.
Assim, os números não abrangem animais vítimas de tráfico, pois estes são encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), mas com dados computados em estatística de tráfico e não como captura.
Conforme, o tenente coronel da PMA, Edenilson Queiroz, detalhou que as aves foram os principais bichos resgatados. Mas, o trabalho específico da polícia ambiental vai muito além. Queiroz relembra que animais já foram capturados em armários, fossas, piscinas, máquinas de lavar roupas e até em motores de carros.
A nota publicada pela PMA apresenta o rumo que é dado aos animais resgatados. Normalmente, os bichos não encaminhados ao CRAS na capital, "porém, alguns capturados no Interior são soltos nas redondezas, depois de laudos de médicos veterinários e biólogos constatando que são bravios e daquele habitat regional de onde foram capturados".



