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Domingo, 08 de junho de 2025

Pleito de Barbosinha ecoa em Brasília e Dnit anuncia intervenção na BR-463 .

A contratação da empresa responsável pelas obras de eliminação de pontos críticos no trecho urbano da BR-463, a partir do Trevo da Bandeira, na saída para Caarapó, até o acesso ao futuro Hospital Regional da Grande Dourados.

04 de ago 2021 - 17h:27 Créditos: DAIANE SCHUINDT
Crédito: Imagem Ilustrativa retirada da Web

O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) anunciou, no final de julho, a contratação da empresa responsável pelas obras de eliminação de pontos críticos no trecho urbano da BR-463, a partir do Trevo da Bandeira, na saída para Caarapó, até o acesso ao futuro Hospital Regional da Grande Dourados, próximo ao trevo que demanda a Laguna Carapã, cujas obras devem ser entregues até o começo do ano que vem.

Assim, a medida vem ao encontro de indicação protocolada no começo de junho, na Assembleia Legislativa, e enviada a bancada federal de Mato Grosso do Sul, pelo deputado Barbosinha (DEM), com a solicitação de empenho por parte dos parlamentares que representam o Estado em Brasília na destinação dos recursos financeiros necessários para complementar o valor previsto à execução total das obras que vão interligar o trecho da BR-163 em Dourados até Ponta Porã, pela BR-463.

O Dnit havia informado ao deputado douradense que dispunha de R$ 15 milhões para iniciar a execução do projeto, mas a estimativa é que a obra vá demandar investimentos da ordem de R$ 42 milhões. “Por isso o nosso pleito junto ao senador Nelsinho Trad (PSD), que é o coordenador da bancada do Estado no Congresso Nacional, ecoou muito rapidamente e fico feliz em ver contemplado um anseio regional que vai alavancar o desenvolvimento e atender necessidade com o escoamento do tráfego nessa região”, argumentou Barbosinha.

Conforme, o projeto prevê a implantação e pavimentação de aproximadamente 5,5 km de uma nova pista (com duas faixas de tráfego e acostamento), além de 2,5 km de pistas laterais para acessar com segurança a rodovia, e de quatro interseções/retornos em nível, mais a recuperação de aproximadamente 5,5 km da pavimentação já existente (incluindo as duas faixas de tráfego e acostamento) e a construção de dois viadutos e contenções em terra armada, o que vai proporcionar mais segurança na travessia urbana de Dourados.

A BR-463 é uma importante rodovia da malha federal do Estado, “responsável por interligar o trecho da BR-163 que passa pelo município de Dourados até a cidade de Ponta Porã e a execução dessa obra, para eliminar pontos críticos na rodovia, é aguardada com expectativa pela população douradense, principalmente considerando o grande volume de tráfego nesses trechos”, justifica o deputado Barbosinha.

Intervenção federal em rodovia vai beneficiar diretamente o novo Hospital Regional da Grande Dourados

assim, a intervenção federal em rodovia vai beneficiar diretamente o novo Hospital Regional da Grande Dourados Além disso, o projeto considera a importância estratégica de facilitar o acesso de usuários do Sistema de Saúde de toda a macrorregião que deverá ampliar bastante com a ativação do novo Hospital Regional, “outra importante demanda que vai se definindo como parte do programa de regionalização da saúde em Mato Grosso do Sul.

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