O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse para um menino tirar a máscara de proteção antes de cumprimentá-lo nesta sexta-feira (4) em Eldorado, no interior de São Paulo. A legislação obriga o uso da proteção no estado, inclusive por pré-adolescentes e adolescentes.
Bolsonaro foi ao encontro de apoiadores. O menino estava entre eles e não usava máscara. Rindo, o presidente disse ao garoto: "Tá sem máscara? Não pode, não pode".
O garoto então coloca a máscara e o presidente reage: "Pode tirar a máscara, moleque. Fica à vontade aqui." Depois, aperta a mão do garoto, que estava acompanhado da mãe.
Desde quinta-feira (3), o presidente está no Vale do Ribeira, onde cumpre agenda oficial.
Agenda adiada
A previsão inicial era que o presidente visitasse pela manhã o complexo educacional Sesi-Senai em Registro, cidade vizinha a Eldorado. Mas, devido às condições climáticas, o helicóptero presidencial não decolou.
O presidente, então, saiu – sem máscara – para tomar café em uma pastelaria de Eldorado. Depois, passou na casa da mãe.
Bolsonaro seguiu por volta das 11h30 de carro para Registro, onde deve visitar um posto da polícia rodoviária. O retorno a Brasília está programado para esta sexta.
Visita a policial militar e apresentação de projetos de pontes
Na quinta (3), Bolsonaro foi a Tapiraí (SP) cumprimentar um policial militar que, segundo o presidente, atendeu a um telefonema dele.
Mais tarde, participou da apresentação do projeto de uma ponte em Pariquera-Açu e de outra em Eldorado, orçadas em R$ 26 milhões e com entrega prevista para 2023. Nos três eventos, apareceu sem máscara.
Essa é a segunda vez que Bolsonaro visita a região desde que foi eleito. Em junho de 2019, ele fez uma visita à mãe e aos irmãos em Eldorado. Ele também visitou e almoçou em Miracatu, cidade que também fica localizada no Vale.