O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), Sérgio Longen, anunciou nesta terça-feira (3) a construção de um Centro Integrado Sesi Senai (CISS) em Água Clara. O empreendimento, que contará com um investimento de aproximadamente R$ 100 milhões, visa atender à crescente demanda por qualificação profissional e desenvolvimento econômico na região.
A obra é fruto da articulação do deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) e coincide com o anúncio da instalação de uma megafábrica da asiática Bracell, que deve investir R$ 25 bilhões na construção da planta, projetada para processar cerca de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano.
“Esse foi um pedido feito lá atrás, em fevereiro, pela prefeita Gerolina, uma gestora visionária que, assim como nós, acredita que com mão de obra qualificada é possível transformar a realidade do município. O Centro Integrado Sesi Senai será um marco para Água Clara e vai garantir que a população local esteja preparada para aproveitar as oportunidades geradas no setor industrial, impulsionando o desenvolvimento econômico e social da região”, afirmou Paulo Corrêa.
O presidente da Fiems, Sérgio Longen, ressaltou que Mato Grosso do Sul está vivenciando uma fase de desenvolvimento sem precedentes. Ele destacou que, atualmente, o setor industrial é a segunda maior atividade econômica do Estado, consolidando-se como uma referência nacional. “A indústria vem se fortalecendo, e o Estado tem se preparado para receber novos investimentos privados, como esse da Bracell.”
Para Longen, o anúncio da instalação da fábrica habilita a cidade a receber o projeto do CISS. “Quero assumir aqui um compromisso com vocês de atender não só a Greenplac, que é nossa parceira e já atua na região, como também a Bracell e toda a sociedade. O CISS, nos moldes do que estamos fazendo em Ribas do Rio Pardo, vai atender toda a unidade de produção. São inúmeras empresas que vão apoiar essas grandes indústrias, além de gerar melhorias para a sociedade nas áreas de educação e formação de mão de obra, por meio do Sesi e Senai”, garantiu.
Com a chegada da megafábrica de celulose, Água Clara se posiciona como um dos polos de desenvolvimento mais promissores do Mato Grosso do Sul. A construção do CISS não apenas atende a uma demanda imediata por qualificação profissional, mas também prepara o município para um futuro de crescimento econômico robusto, diversificando as oportunidades de emprego e garantindo que a população local possa se beneficiar diretamente dos novos investimentos.
A prefeita Gerolina Alves agradeceu o empenho do deputado Paulo Corrêa e afirmou que a obra do CISS é um exemplo claro de como a união de esforços pode trazer resultados que impactam diretamente a vida da população. “Água Clara tem se preparado para receber novos investimentos, e vamos oferecer todo o suporte necessário para que as empresas escolham nosso município, pois entendemos que, quando uma empresa se instala, empregos são gerados e a economia local se fortalece, trazendo benefícios diretos para toda a comunidade”, destacou.